Princípios e valores corporativos como diferencial ético e moral na sobrevivência das organizações em um mundo globalizado

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A globalização tem provocado transformações significativas no mundo corporativo, tanto na busca de novas práticas de gestão, como na forma de se relacionar positivamente com outras empresas, clientes, fornecedores, governos e demais stakeholders¹. Isto acontece, principalmente, pela motivação de novas tecnologias, com plena utilização da Internet que interferem nos processos e no alcance dos objetivos organizacionais, exigido um posicionamento essencial das formulações e aplicações dos princípios e valores corporativos.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da formulação e implementação dos princípios e valores corporativos, como diferencial ético e moral nas principais decisões estratégicas da alta administração, CEO, presidente e diretores, como também sua disseminação e aplicação por todos os que fazem a organização, gerentes, coordenadores, supervisores e demais colaboradores.

Vale salientar que princípios e valores têm conceitos diferentes. Princípios são a base e pressupostos universais que racionalizam, favorecem e dão legitimidade ao ordenamento da convivência humana na sociedade. Já os valores são normas e regras que estabelecem uma orientação aos indivíduos, servindo de parâmetros internos, objetivando a melhoria do inter-relacionamento humano, além de favorecer tomadas de decisões mais assertivas. Os princípios oferecem sustentação ética e filosófica para formulação dos valores.

Em relação à tipificação de princípios, podem ser destacados: os universais que são invioláveis, da felicidade, do amor, da liberdade, da paz e do respeito mútuo entre os indivíduos. Destes, podem ser extraídos os princípios bíblicos como a humildade, a fé, a aceitação, a honestidade, a confiança, a rendição e a esperança, que Deus é o grande criador universal, entre outros; e também os princípios dos Estados constitucionais, cidadania, estado de direito, democracia, legalidade, soberania, da dignidade humana, os valores sociais do trabalho e da iniciativa privada, o pluralismo religioso e político, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Esses princípios oferecem base para a formulação dos princípios e valores corporativos.

Os valores podem ser tipificados como: respeito, empatia, autoconfiança, comunicação assertiva, honestidade, pontualidade, respeito aos direitos dos trabalhadores, inteligência emocional, responsabilidade, cortesia, otimismo, pro-atividade, solidariedade, flexibilidade, entre outros.

Os princípios e valores corporativos desempenham um papel fundamental no estabelecimento da cultura da organização. Portanto, é de suma importância a formulação por parte dos gestores estratégicos, pois irão estabelecer padrões de comportamento individuais e coletivos nas decisões, tanto estratégicas, táticas ou mesmo operacionais.

A formulação e implementação desses princípios irão proporcionar diferenciais éticos e morais dentro dos ambientes interno e externo da organização, elevando positivamente a percepção da imagem da organização juntos a todos os seus stakeholders. Outro fator relevante é a melhoria da qualidade organizacional, no que diz respeito aos valores estabelecidos e aplicados efetivamente nas decisões e nos processos que a empresa desenvolve.

Ressalto que a formulação dos princípios e valores devem ser desenvolvidos dentro de uma visão sistêmica empresarial. Devem ser divulgados, expostos e assimilados por todos os envolvidos, tornando-os elementos permanentes e constantes da cultura organizacional. Pois, não seria razoável uma empresa estabelecer seus princípios e valores, sem sua aplicabilidade consciente, por todos os seus colaborados.

Dessa forma, o conhecimento coletivo e consciente dos princípios e valores estabelecidos na cultura organizacional fará a diferença na forma de gerir a empresa, proporcionando um excelente clima organizacional, elevando a percepção de qualidade dos clientes interno e externo, podendo influenciar positivamente no relacionamento com o cliente, principalmente, na pós-venda, melhorando continuamente o processo decisório por parte das lideranças da empresa, além de criar valor para o negócio, e consequentemente para seus acionistas.

 

  1. Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles.

 

Prof. Dr. Ernesto Cezar Xerez de Castro Filho

Docente do Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Ateneu

Doutor e mestre em Educação, especialista em Administração de Negócio, em Metodologia da Gestão do Ensino Superior e em Administração de Gestão Escolar e graduado em Educação Física

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