• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente O estudo da Anatomia Humana pode ser diferente do método tradicional de ensino: as metodologias ativas de ensino-aprendizagem ganham espaço

O estudo da Anatomia Humana é inerente aos cursos da área da Saúde e pré-requisito básico para a formação de um bom profissional. Contudo, algumas vezes, o seu aprendizado pode ser considerado monótono e de difícil assimilação, principalmente, devido à grande quantidade de estruturas e nomenclaturas que são estabelecidas e que devem ser correlacionadas com a sua devida função no corpo como um todo.

Um dos métodos mais tradicionais do estudo em Anatomia é por dissecação de peça cadavérica. Porém, algumas desvantagens podem ser elencadas como, por exemplo, a inalação constante de produtos à base de formaldeído usado para a preservação das peças cadavéricas e com alto poder carnicogênico, irritante aos olhos e mucosa respiratória, ocular e gástrica. Quando esses fatores somam-se a dificuldade de obtenção de cadáveres pelas instituições de ensino, o estudo em peças cadavéricas fica ainda mais limitado.

Diante essa situação, novas estratégias pedagógicas se fazem necessário para que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais instigante, assimilável e espontâneo pelos alunos. As metodologias ativas vêm ganhando cada vez mais espaço nesse contexto, permitindo superar as limitações impostas pelo ensino tradicional da dissecação cadavérica e aulas expositivas tradicionais.

Dentre as mais diversas alternativas para a implementação das metodologias ativas Anatomia, podemos destacar o estudo de caso clínico com sua devida discussão teórico-prático, uso de desenhos esquemáticos para melhor fixação das estruturas, jogos didáticos em formato de gincana, confecção de mapas mentais e modelos anatômicos tridimensionais com os mais diversos tipos de materiais.

Portanto, com o objetivo de fortalecer o conhecimento teórico-prático, é perceptível que as metodologias ativas ocupam cada vez mais espaço nos mais diversos departamentos das instituições de ensino. Uma vez superando as limitações e dificuldades impostas pelo método de estudo tradicional em Anatomia, as metodologias ativas se mostram como uma excelente opção no método de ensino-aprendizagem da disciplina.

Prof. Me. Diego Thiers Oliveira Carneiro
Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu
Doutorando em Patologia e Medicina Legal, mestre em Ciências Morfofuncionais e graduado em Odontologia

Saiba mais sobre o Curso de Fisioterapia da UniAteneu.