Nos dias 09 e 10 de agosto de 2022, tive a oportunidade de participar de um grande evento em Fortaleza, que mexeu com todas as expectativas tradicionais do mercado de negócios da capital cearense. O evento NM2B aconteceu no BS Design, equipamento de design e negócios de Fortaleza, pertencente à empresa BSPAR Incorporações, e que contou com a presença ilustre de grandes empresários, consultores, presidentes, diretores, professores, estudiosos e curiosos também desse assunto tão importante para a realidade em que estamos inseridos, envolvendo marketing, inovação e pessoas.
Nesses dois dias, tivemos grandes revelações e discussões sobre como as empresas se comportaram durante o período de pandemia, sobre quais expectativas tem do futuro, e que atitudes estão sendo tomadas. Algumas palestras estavam acontecendo de forma simultânea, então, foi preciso escolher em que auditório ficaríamos. Então, trago aqui, na minha opinião, alguns dos melhores momentos das palestras que eu tive a oportunidade de assistir.
Duas palestras me chamaram muita atenção, a primeira “3 Corações: Nosso jeito de ser”, apresentada por Pedro Lima, presidente da 3 Corações, onde ele deu uma aula de simplicidade e de garra na luta pelos objetivos. Ele falou da luta e apoio aos mais de 8 mil funcionários durante o período da pandemia, contou da trajetória da sua família, e de como sua mãe lutou para que estudasse, mostrando o quanto o estudo é essencial. E naquele momento, ele dedicou o seu sucesso ao olhar de sua mãe, e complementou explicando a diferença do empreendedor, que tem a ideia, e do empresário, que faz essa ideia acontecer.
Ele disse que o pai dele era extremamente empreendedor, mas não tinha o estudo, e ele com os outros dois irmãos, já formados, vieram com o estudo, e como empresários fizeram o negócio crescer e prosperar. Contou de casos engraçados e de como cresceu no Nordeste e em São Paulo e das diversas parcerias e sociedades que conseguiu conquistar, sempre com muito bom humor e simpatia, deixando duas grandes mensagens principais: a primeira sendo a grande importância do estudo; e a segunda, a grande importância de se acreditar em si mesmo e em seu produto, ou serviço: “Deve-se colocar a cabeça na linha do trem”, citou ele de forma muito firme, mas muito carismática.
A segunda palestra que também me fascinou foi a do grande consultor Eduardo Gomes de Mato, charman da Gomes de Mato Consultoria, que estava, inclusive, com stand de venda de seu livro, o best seller intitulado “A nova gestão”, com subtítulo “Prepare sua empresa para a nova economia”, da Literare Books Internacional, onde ele aborda temas como o novo mercado, as novas tecnologias e a nova gestão, crescimento e longevidade, liderança diante de uma nova realidade, entre outros temas de grande relevância para empresas de todos os setores.
Em sua explanação no dia 10 de agosto no BS Design, ele falou sobre o mundo inédito, sobre a geração das mudanças, sobre os novos consumidores, sobre a mudança dos modelos antigos de gestão, a disrupção do mercado, sobre a importância de se aproximar das startups, empreendedorismo e muito mais. Foi uma palestra extremamente rica e instigante, e o livro, didático e leve, traz muito do que foi dito lá.
Entre esses dois grandes exemplos, tivemos a participação de grandes empresárias e de suas histórias de luta, fracassos e sucessos, como a palestra que envolveu três grandes mulheres do mundo dos negócios, a Annette de Castro, vice preseidente da Mallory Eletroportáteis; Ana Lúcia Mota, presidente da Cerbras Cerâmica do Brasil; e Joselma Oliveira, sócia-fundadora da Pardal Sorvetes, que nos encataram com suas histórias e nos motivaram a não desistir.
Os dois dias pareciam pouco para tanto conhecimento e experiências positivas, além dos momentos citados anteriormente. Tivemos grandes empresas também trazendo seus cases e experiências, como a Solar Coca-Cola, Rede Globo, YouGov, Ibyte, entre outros; tivemos também a participação de grandes agências de marketing, como a Creators, Mfield, Mimo Live Sales, Lew’Lara, TBWA, associações como Sinapro, Fenapro; grandes mercados e supermercados como Mercadinho São Luiz, Supermercado Pinheiro, Supermercado Nidobox; e grandes professores de instituições como a Fundação Dom Cabral, ECA USP, ESPM, entre outros.
Foram dois dias com muito conhecimento e grandes exemplos, onde um grande ponto foi central em todas as discussões: as pessoas, o que nos traz para uma realidade necessária aos dias de hoje, que é esse cuidado, esse olhar, esse respeito àqueles que são essenciais a todos os processos, sejam eles de idealização, produção, e consumo, que é o ser, como eu e você, ou seja, pessoas. O que abre para o fortalecimento da liderança humanizada, cultura ainda não tão aceita, ou entendida por empresas que ainda seguem modelos de gestão desatualizados e retrógrados, e que caso não mudem, estão caminhando ao fracaso.
Termino, portanto, com uma frase do livro “A nova gestão” de Eduardo Gomes de Mato: “Foi-se o tempo em que estratégias, produtos, tecnologias e investimentos de capital eram os fatores mais importantes para o sucesso de uma organização. Hoje, o empresário consciente e bem-sucedido sabe que tudo isso é feito por pessoas e dá o devido valor a elas”. Então, parafraseando Eduardo, nós todos, enquanto empresas e negócios, sejam quais setores forem, temos que “Respirar o cliente”. E ai, na sua empresa, já é assim?
Livro: Matos, Eduardo Gomes de. – A nova gestão. – São Paulo, SP: Literare Books Internacional, 2021.
Evento: NM2B – Marketing, Inovação e Pessoas – @NMBUSINESS
Profª. Ma. Fernanda Farias Vasconcelos Kreitlow
Docente do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Gestão de Negócios Turísticos, especialista em Styliste Coloriste Infographiste e graduada em Design de Moda
Conheça mais sobre o Curso de Design de Moda da UniAteneu.