Nutrição na prevenção das doenças cardiovasculares

Você está visualizando atualmente Nutrição na prevenção das doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Esse grupo de doenças inclui a doença arterial coronariana (DAC), a doença vascular cerebral e a doença arterial periférica. Apesar da predisposição genética influenciar no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, existem muitos fatores de risco relacionados, como: tabagismo, uso nocivo do álcool, sedentarismo, obesidade, diabetes mellitus e dislipidemias (alteração do perfil lipídico).

Já foi descrito na literatura que os níveis sanguíneos modificados de lipídios e lipoproteínas podem aumentar consideravelmente o risco de DAC. Um dos principais fatores é o aumento da concentração plasmática do colesterol, pois é um componente importante da placa ateromatosa.

A nutrição adequada pode alterar a incidência e a gravidade das doenças cardiovasculares, pois os níveis de colesterol total e da lipoproteína de baixa densidade (LDL) são muito influenciados pelos fatores dietéticos. Ácidos graxos insaturados trans, encontrados, principalmente, em alimentos fritos (fast food) e manteigas com alto teor de gordura, são a principal causa alimentar de elevação de colesterol plasmático e de LDL. Consequentemente, são considerados alimentos que levam a um perfil aterogênico. Depois dos ácidos graxos trans, os ácidos graxos saturados (como os derivados dos laticínios) também exercem um papel elevador da LDL.

Enquanto alguns alimentos aumentam os níveis de colesterol, outros como as fibras hidrossolúveis, reduzem os níveis de colesterol total e da LDL, sendo citados na literatura como prováveis fatores protetores contra as doenças cardiovasculares.

Prof. Drª. Denise Rocha Nepomuceno dos Santos
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu
Doutora e mestra em Bioquímica e Biologia Molecular e graduada em Ciências Biológicas

Saiba mais sobre o Curso de Nutrição da UniAteneu.