Aplicação do laser de baixa intensidade para tratamento de DTM

  • Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente Aplicação do laser de baixa intensidade para tratamento de DTM

A disfunção temporomandibular (DTM) é um distúrbio que afeta a articulação temporomandibular (ATM), que é uma articulação localizada próximo ao ouvido e responsável pelo movimento de abertura e fechamento da boca, causando dor e desconforto que pode afetar essa região dos músculos mastigatórios, região periarticular e, em alguns casos, causar cefaleia (dor de cabeça) na região das têmporas. O tratamento convencional envolve manobras manuais, fisioterapia, informações sobre hábitos deletérios e postural.

Nas últimas décadas, o laser de baixa intensidade tem sido utilizado como uma modalidade complementar de tratamento para DTM. O laser é um dispositivo que emite uma luz em feixe concentrado e com comprimento de onda específico. Quando aplicado na região afetada, pode penetrar nos tecidos e promover uma série de efeitos benéficos.

Um dos principais benefícios do laser de baixa intensidade é sua capacidade de reduzir a intensidade. A DTM geralmente causa um processo inflamatório nos músculos da mastigação e na articulação, causando dor e limitação de movimentos. A aplicação do laser pode diminuir a produção de mediadores inflamatórios e acelerar o processo de cicatrização.

Além disso, o laser de baixa intensidade tem a capacidade de estimular a circulação sanguínea na região afetada. Isso pode melhorar o fornecimento de oxigênio aos tecidos, promovendo uma recuperação mais rápida. Aumentar a vascularização também ajuda a reduzir a dor, uma vez que a falta de suprimento sanguíneo pode contribuir para a sensibilização dos nervos.

Prof. Antônio Rafael Oliveira e Silva
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Mestrando em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacia, especialista em Ortodontia, em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e em Periodontia e graduado em Odontologia

Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.