Saiba como empreender na Odontologia

Você está visualizando atualmente Saiba como empreender na Odontologia

Ter sucesso em uma profissão no começo de carreira não é nada fácil, e no mundo atual com um mercado cada vez mais competitivo, essa tarefa está alcançando uma dificuldade ainda mais elevada. No universo da odontologia não é diferente, por isso, trocar o conglomerado saturado das companhias por um próprio empreendimento é uma ótima opção.

Essa movimentação fora do ambiente tradicional da odonto fez com que novos modelos de negócio acabassem surgindo, possibilitando a expansão do serviço. Pensando nisso, montamos um artigo para que você conheça o mercado empreendedor da odontologia e as opções que poderá seguir nesse meio.

Empreendendo na odontologia

Empreender nada mais é do que pensar na problemática da profissão, observando os pontos que ainda não foram preenchidos e que precisam de uma solução, ou seja, possibilidades que ainda não foram exploradas. Para concretizar esse pensamento, nada mais direto do que abrir um próprio negócio para suprir essa lacuna.

Na odontologia essa mentalidade não é diferente. A ideia de empreender se resume a dar um passo por meio do seu próprio negócio e que ele traga inovação. Isso envolve ações como atender um nicho específico de pacientes, oferecer serviços inovadores, ter uma clínica com suporte específico ou qualquer outra medida que seja um diferencial.

Desse modo, o profissional de odonto pode empreender abrindo uma clínica, atendendo em home office, se unindo em espaços compartilhados por meio de coworking ou até mesmo criando soluções que influenciarão positivamente o mercado ou o modo de trabalho do dentista.

Clínica compartilhada (coworking)

Começar um negócio do zero investindo em toda a estrutura não é nada simples e barato. Com isso, o coworking pode ser uma ótima solução para que você busque sua independência trabalhista.

O coworking odontológico nada mais é do que um local compartilhado entre vários dentistas, porém que atuam individualmente, sendo cada um com seus pacientes. Nessa locação é comum que o ambiente seja dividido em várias salas contendo todos os equipamentos necessários para o exercício da profissão, simulando assim vários consultórios individuais unidos em um único espaço.

Por ser compartilhado, o espaço do coworking é colaborativo, ou seja, cada membro realiza uma parcela do pagamento de taxas referentes a locação do espaço e seus custos, como gastos com energia elétrica, água e manutenções.

Saiba como empreender na Odontologia

Além do partilhamento de dívidas, esse espaço possibilita a integração de profissionais por meio do network, possibilitando parcerias. Um profissional pode indicar o cliente a outro caso o tratamento necessário não seja especialidade dele, mas sim do colega, por exemplo.

Esse método de empreendimento é uma tendência no mercado odontológico, possibilitando que você tenha seu próprio negócio sem ter que investir tanto.

Franquias

Se você possui uma mentalidade empreendedora e já pensou na possibilidade de gerir sua própria clínica odontológica, buscar apoio por meio da franquia é uma ótima opção a ser seguida. Nesse modo de empreender você não estará sozinho mergulhando de cabeça no mundo dos negócios, mas sim terá todo o suporte da franqueadora em todos os processos, aumentando ainda mais as chances do seu empreendimento decolar e ser um sucesso.

O modelo de franquia odontológica não foge muito do modo tradicional. A franqueadora fornece o direito de uso de imagem da sua marca ao candidato a franqueado e em troca recebe uma parte dos lucros obtidos pelo empreendimento.

Todo o processo que envolve uma franquia costuma seguir uma padronização implementada pela dona da marca, indo desde a gestão, forma de atendimento e as campanhas de marketing, por exemplo. Isso pode impedir que você deixe o negócio com a sua cara, porém é possível escolher uma franquia que seja mais próxima da sua personalidade, assim não se sentirá deslocado em seu próprio negócio.

A franquia é ideal para quem sonha em ter o próprio negócio mas sofre com o receio de empreender e fracassar. Por ser um modelo já padronizado e com uma receita que já vem sendo testada com outros franqueados, esse modo de empreendimento passa uma maior segurança ao dentista, assumindo menos riscos.

Home care odontológico

Assim como nas outras áreas da saúde, o home care nada mais é do que o atendimento domiciliar. Nessa situação, quem realiza essa função é o cirurgião dentista, que oferece seus serviços indo diretamente nas residências de seus pacientes. Para realizar tal função é necessário ter toda a instrumentação de forma portátil, de modo que possibilite a realização dos procedimentos de forma ideal.

Esse tipo de empreendimento busca realizar o atendimento dentário principalmente em pessoas com dificuldade ou impossibilidade de sair de suas residências, como acamados, pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção, por exemplo.

Nesses casos é possível que o profissional odontológico realize diversos procedimentos, desde profilaxia até ações mais complexas como exodontia. Essa categoria se mostra interessante devido ao fato desse tipo de paciente não poder frequentar o consultório regularmente, assim abre a possibilidade do dentista realizar acompanhamentos preventivos.

Esse modelo de empreendimento ainda é pouco comum, o que faz com que seja uma ótima oportunidade de negócio a ser explorada por profissionais que buscam se reinventar.