Prezado leitor, a cada dia, a concorrência está cada vez mais acirrada no mundo corporativo, fazendo com que as empresas de pequeno porte passem a perder clientes para os grandes grupos empresariais. Para contornar esse problema, o ideal é que seja elaborada estratégias para divulgar seus produtos e serviços, permitindo que o consumidor esteja sempre envolvido no desenvolvimento da oferta do produto ou serviço. Assim, é possível um contato direto com o consumidor, usando métodos nos quais se tornem benéficos tanto para a pequena empresa quanto para o cliente.
Conforme o Marketing avança pelo século XXI, uma mudança significativa também vem acontecendo, na maneira como empresas interagem com os consumidores. O relacionamento do Marketing para as pequenas empresas é muito viável e pode trazer ótimas oportunidades para o negócio. Cabe ao empreendedor conhecer as novas demandas de seus clientes, para que se possa escolher melhor as estratégias de abordagem do consumidor.
Philip Kotler, professor universitário no Estados Unidos, e referência mundial sobre os temas relacionados ao Marketing, ressalta que o Marketing de Relacionamento tende a representar importante mudança dos paradigmas, por tratar-se da evolução de mentalidade competitiva conflituosa em uma abordagem na qual esteja pautada por uma interdependência mútua.
O Marketing de Relacionamento proporciona o contato direto entre a empresa e o cliente, seja através do uso da tecnologia, seja do contato direto. São estratégias que devem despertar no cliente a vontade de divulgar a marca do estabelecimento, pela qualidade dos produtos e pelo serviço prestado de forma personalizada que ele consome. Isso contribui para que as pequenas empresas passem a ganhar seu espaço em um mercado cada vez acirrado e dinâmico.
Desta forma, para se conquistar os objetivos traçados pela empresa, é necessário uma série de ações, com a finalidade de encantar o cliente, através de inovações, sejam em atendimento personalizado, preço ou produto. Como o próprio nome diz, o Marketing de Relacionamento visa criar uma interação mais forte entre empresa e cliente, estabelecendo um laço que vai além de compras e vendas. Como todo relacionamento, ele precisa ser construído, mantido e retroalimentado. Em suma, um feedback constante.
Prof. Me. Geraldo Sinval da Silva
Docente do Curso de Marketing do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Administração de Empresas, especialista em Gestão Integrada em Marketing e Logística e graduado em Administração
Saiba mais sobre o Curso de Marketing da UniAteneu.