Segmentação de mercado

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O mundo parece gigante em alguns pontos de vista, principalmente, no que se refere à preferência dos clientes em busca de produtos. Alguém já tentou contar quantos produtos estão em oferta em uma cidade como Fortaleza, no Ceará? Falo isto em todas as lojas de todo tipo. As pessoas que ali habitam podem consumir todas as ofertas, dependendo de suas classes e potenciais de consumo.

Nos dias atuais, empresários se programam muito melhor antes de abrirem seus negócios. Um ponto importante e de início é saber para quem vai ofertar seus produtos. Qual será seu mercado e onde começará suas primeiras ofertas, a praça? Segmentar o mercado é escolher produto certo, o tamanho do mix e quem terá características personalizadas que coincidirão com a oferta a ponto de diminuir os esforços de vendas.

O Marketing diminui gastos, riscos e esforços, pois ao estudar melhor o cliente ideal e seu potencial de consumo e continuidade, lança na praça um produto irresistível por causa da necessidade já existente ou mesmo desejo, se for o caso de supérfluo. A este tamanho de busca do cliente, chamar-se-á de demanda advinda de determinada praça. Se o poder de investimento da empresa é curto, cada centavo deve ser bem empregado para que os giros de mercadorias girem o máximo possível no mês, aumentando a liquidez do processo financeiro ao final do período.

A segmentação pode detectar que não há público suficiente para os giros de vendas no mês, o que disparará a inteligência da empresa a abarcar mais um nível de segmentação, e outro e mais outro, até suprir as expectativas financeiras da empresa. A segmentação pode ser feita por produto, por mix ou até por marca. Tudo dependerá dos objetivos de cada plano de marketing e da vocação da empresa na praça. Planejamento reduz dramaticamente os riscos e fomenta sucesso.

Prof. Me. Mariano Lins
Docente do Curso de Marketing do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Gestão e Auditorias de Meio Ambiente, especialista em Logística Empresarial, tem MBA em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal e é graduado em Marketing de Varejo

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