Pesquisa na graduação: uma formação imprescindível

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Pesquisa, ensino e extensão são bases da universidade brasileira. Nos cursos de graduação e de pós-graduação, normalmente é exigido um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como um dos requisitos para a formação acadêmica. Para tanto, é necessária justamente a pesquisa. Mas o que é pesquisa científica e por que ela é imprescindível para o desenvolvimento profissional?

A pesquisa de caráter científico parte de problematizações teóricas e/ou práticas a partir da realidade, e os pesquisadores buscam respostas para essas questões levantadas. Em geral, um projeto de pesquisa apresenta uma estrutura que passa pelo estabelecimento de problemas, hipóteses e objetivos, apresenta uma fundamentação teórica (onde conta com contribuições de outros estudiosos) e uma proposta metodológica para o desenvolvimento das investigações. Percorrer esta trajetória quase sempre é um desafio para o aluno da graduação. Por outro lado, ele conta com o apoio institucional e com o acompanhamento de seus professores que, em tese, também são pesquisadores.

O aluno aprende que a pesquisa é de sua autoria, mas não deixa de ser também ação coletiva. Muitas vezes é preciso tomar decisões levando em consideração as contribuições da comunidade pesquisadora. São muitos desafios, mas, o final do processo, reconhece-se que a pesquisa é uma espécie de divisor de águas na formação.

Ao desenvolver uma pesquisa, o discente de graduação não apenas se aprofunda em determinada temática de estudo; desenvolve também um conjunto de habilidades que lhe permite uma competência pesquisadora que constituirá instrumento de grande valia em sua atuação profissional. Por mais qualidade que tenha uma graduação, tal curso não proverá definitivamente todos os saberes necessários à atuação laborativa. A formação profissional é uma trajetória de vida! Para tanto, é preciso aprender a aprender, ter a capacidade de desenvolver novos conhecimentos a partir de reflexões teóricas articuladas com a vida prática.

Portanto, ao desenvolver noções de pesquisa na graduação, o profissional adquire um instrumental de grande importância para o seu constante aperfeiçoamento. Vale ressaltar que aqui reside a diferença entre profissionais que apenas replicam informações já existentes e aqueles que vão além, que “pensam fora da caixa”. É nesse processo que as habilidades de pesquisador fazem a diferença.

Profissionais que exercem seus ofícios guardando tino para pesquisa quase sempre se destacam, pois geralmente possuem maior curiosidade intelectual e mais capacidade de observar o mundo e seus desafios; reúnem melhores condições para selecionar criticamente boas fontes de informações a fim de interpretar a realidade de forma mais global e, por conseguinte, maior capacidade de tomar boas decisões e de resolver problemas. Portanto, é indispensável começar a desenvolver noções básicas de pesquisa já na graduação.

 Prof. Dr. Janote Pires Marques

Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu

Doutor em Educação Brasileira e mestre e graduado em História (Licenciatura)

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