Saiba tudo sobre a grade curricular do curso de Marketing

• Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente Saiba tudo sobre a grade curricular do curso de Marketing

Compreender as necessidades dos clientes e desenvolver estratégias no campo da comunicação que proporcionarão a venda de produtos e serviços que suprirão tal necessidade. Essa é, resumidamente, a função de um profissional de marketing, entretanto essa função é destrinchada em diversos pontos e nichos que devem ser preenchidos objetivamente.

Quando trabalhamos com comunicação, devemos deixar claro que aquilo que se está dizendo é exatamente o que é preciso ouvir, caso contrário abre possibilidades para diversos entendimentos.

No ambiente do marketing, uma campanha pode se tornar negativa e afundar a reputação da empresa, fazendo com que o investimento seja perdido e sua imagem manchada. Devido a esse tamanho cuidado, o profissional de marketing é essencial dentro de qualquer companhia e agência de comunicação.

Já quando tudo ocorre como planejado, a campanha gera buzz, a marca fica na boca do povo e as vendas disparam, sendo o momento de glória para qualquer profissional desse setor. Mas não se engane, durante a graduação você não chegará e aprenderá diretamente como fazer uma super campanha, mas sim desenvolverá todos os pontos que esse colaborador precisa dominar.

Pensando nisso, trouxemos tudo sobre essa área, começando pela grade curricular ainda na graduação para que você possa ficar por dentro do que estudará ao seguir nessa incrível profissão.

Explorando a grade curricular de marketing

Por ser uma profissão complexa, a graduação de marketing percorre duas linhas distintas que se complementam, desenvolvendo habilidades indispensáveis para o sucesso profissional.

Temos em primeiro plano a linha estratégia, que promove ao estudante todo o conhecimento relacionado a construção e gestão de marcas, utilização de canais de comunicação, monitoramento de concorrentes, diversos tipos de análises como a SWOT, por exemplo, e toda a complexidade do mercado que influenciam na venda do produto ou serviço.

Já em contraponto temos a linha interdisciplinar, que envolve um conteúdo mais analítico. Entre elas estão disciplinas de direito, administração e ciências contábeis, possibilitando que o estudante compreenda o funcionamento do meio corporativo e consiga exercer sua função dentro de uma empresa.

Especificando as disciplinas

Dividimos os conteúdos em dois pontos para que fosse possível compreender como a profissão do marketing não se limita apenas a produções de campanhas, mas sim fazendo parte de todo o contexto de uma empresa. Separamos algumas disciplinas das mais relevantes desse curso para que você possa analisar e já se planejar ao ingressar na área.

Análise de mercados consumidores

Imagina que você abriu uma bela churrascaria e quer fazer com que o pessoal conheça o seu novo negócio. Durante a campanha de marketing você decide divulgar para um grupo X, entretanto não sabe que o pessoal em grande maioria é vegano. Sua campanha será um fiasco e só jogará dinheiro fora. É essa disciplina que ensina como montar o público-alvo da marca e onde encontrar seu nicho de mercado, proporcionando um maior retorno financeiro e a possibilidade de sucesso.

Além disso, essa disciplina traz ensinamentos de fidelização da marca, proporcionando que os usuários se tornem vozes e gerem propagandas sobre o produto apenas por terem tido uma ótima experiência, sem ter que investir um custo extra por isso.

saiba-tudo-sobre-a-grade-curricular-do-curso-de-marketing

Plano de marketing

Essa disciplina é outra que envolve pesquisa. Nela você desenvolverá conhecimentos que permitirão a realização de um mapeamento de todas as etapas que uma marca precisa seguir desde seu início.

Entre os passos percorridos estão a escolha do mercado e sua atuação, dados sobre o público, valores e metas da companhia, formulação de equipes especializadas, a definição dos produtos da empresa, e muito mais. Nesse ponto você aprende a tirar a empresa do papel até deixá-la em pleno funcionamento.

Posicionamento de marca e concorrência

A disciplina de posicionamento de marca preparará você de modo que saiba construir a imagem e reputação da empresa, assim como proporcionar um histórico positivo para ela. Nessa fase são analisadas as bandeiras que a companhia prezará em seguir e defender, assim como os valores, e isso impactará diretamente nas vendas e no público.

Essa função é de extrema importância, pois ao aderir um posicionamento, ele deverá ser seguido à risca. Imagina uma linha de cosmético vegana sendo testada em animais, esse tipo de situação arrebentaria com toda a credibilidade e imagem da empresa, passando a impressão de uma companhia não confiável e mentirosa.

O mercado da área de marketing

Segundo o relatório 27 de 2013 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o desemprego de profissionais de marketing é um dos 20 mais baixos do país, tendo na época 93,30% dos profissionais empregados. Com o avanço e popularização das redes sociais, o acesso a marcas por um clique e outras facilidades, esse profissional passou a ser ainda mais requisitado, sendo essencial para a imagem de qualquer empreendimento.

A faixa salarial desse trabalhador costuma ficar na faixa de R$3.910,86, e dependendo do cargo pode alcançar valores bem significativos. Um exemplo é o gerente de marketing, que pode ter ganhos aproximados de R$19.531,39 mensais, segundo o portal Salário, responsável por pesquisar remunerações de funções trabalhistas no mercado nacional.

…..

Sabendo dos principais pontos de estudo e o mercado dessa profissão, é hora de dar o primeiro passo para se tornar um excelente profissional da área. Conheça a graduação em marketing da UniAteneu e saiba mais sobre o curso.