A Administração estratégica de empresas em tempos de globalização e concorrência acirrada é cada vez mais requerida, exige dos líderes visão de futuro num ambiente de incertezas, conhecimento e experiência, dinamismo para acompanhar as mudanças, e ainda, participação colaborativa para alcançar os objetivos da organização. Para Mintzberg et. al. (2000), o pensamento estratégico se divide em dez escolas, sendo três prescritivas e sete descritivas. As escolas prescritivas do pensamento estratégico são:
- Escola do Design – entende que a formulação da estratégia é o desenho de um processo de concepção;
- Escola do Planejamento – a estratégia como processo formal, adotando-se técnicas de orçamentação, programas e planos operacionais;
- Escola do Posicionamento – a estratégia é fruto de posições de um processo analítico, que advém da análise do ambiente interno e externo da organização.
São ferramentas das três escolas prescritivas, respectivamente, a matriz de SWOT, a matriz de produtos e mercados e as cinco forças competitivas de Porter. As escolas descritivas do pensamento estratégico possuem forte influência do componente humano, compreendendo as seguintes escolas e suas características:
- Escola Empreendedora – a estratégia é um processo visionário do líder, transformado em plano a partir de projetos;
- Escola Cognitiva – analisa o processo mental de criação da estratégia;
- Escola do Aprendizado – a estratégia surge do aprendizado organizacional, através do fluxo de suas ações;
- Escola do Poder – uso do poder para influenciar a criação de estratégias, seja na dimensão pessoal ou organizacional;
- Escola Cultural – entende a estratégia como um processo social e cultural, que integra os interesses comuns da organização;
- Escola Ambiental – a estratégia como um processo reativo ao ambiente, que estabelece a ordem a ser seguida;
- Escola da Configuração – a estratégia como um processo de transformação da organização.
Ao analisar as escolas do pensamento estratégico, observa-se mudanças coerentes que acompanham a evolução da sociedade e das organizações no mundo moderno.
Prof. Me. Paulo Roberto Martins Grangeiro
Docente do Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, tem MBA em Gestão Estratégica de Marketing e graduado em Administração de Empresas. É consultor e palestrante nas áreas de marcas e patentes, plano de negócios, empreendedorismo e inovação.
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