Confira 4 motivos para cursar Design de Moda na UniAteneu

Você está visualizando atualmente Confira 4 motivos para cursar Design de Moda na UniAteneu

Quando falamos em design de moda, imediatamente pensamos nos desfiles incríveis como o São Paulo Fashion Week ou outro evento marcante do setor. Entretanto, essa profissão traz inúmeras possibilidades que vão além da roupa que desfila nas passarelas.

A área é bem promissora, e por meio de ensinamentos artísticos, criativos e com uma pitada de marketing, a graduação no setor prepara o profissional para diversas ocasiões. O estudante que escolher ser um designer de moda poderá atuar desde a confecção de itens específicos como joias e bolsas, seja desenhando ou confeccionando-os, ou até mesmo no gerenciamento de empresas do campo da moda.

Pensando nisso, trouxemos tudo que você precisa saber e o porquê deverá cursar a graduação de design de moda.

Pilares do designer de moda

Conforme citamos anteriormente, o mercado da moda traz diversas oportunidades para quem busca se especializar no setor. O designer de moda poderá trabalhar com inúmeras funções, como desenho de estampas, confecções de bolsas, calçados, roupas e acessórios.

Além disso, esse profissional poderá atuar nos bastidores da fama, gerindo empresas do ramo fashion. Neste caso, o graduado em design de moda poderá ocupar diversos cargos, entre eles o de estratégia de marketing, assim como funções de gestão, promoção e vendas.

Em um mundo cada vez mais competitivo, apenas saber desenhar e costurar não é o suficiente para entrar de cabeça no mercado da moda. A graduação permite que esse futuro profissional se especialize e adquira o conhecimento necessário para todo o processo que envolve a indústria da moda, desde a confecção até a divulgação e venda da peça.

Devido a tamanha importância, a formação acadêmica vem se tornando cada vez mais necessária para que o profissional tenha sucesso nessa profissão.

Modalidades de cursos

O curso de design de moda pode ser encontrado em duas modalidades, o bacharelado e o tecnólogo. O primeiro tem a duração de quatro anos e traz um conteúdo mais teórico e introdutório sobre os pilares da profissão.

Já o segundo, por ser um tecnólogo apresenta um período de estudo mais enxuto, tendo duração de apenas dois anos. A diferença para o bacharelado é que essa modalidade traz uma vivência mais ativa, mesclando a teoria e a prática constantemente durante o ensino. Isso permite que o aluno se adapte ao ritmo do mercado de trabalho e aprenda enquanto realiza funções dentro da profissão.

Rotina de estudos

Por ser uma profissão que depende diretamente da prática para obter sucesso, o curso de design de moda incentiva a vivência prática junto ao conhecimento teórico a todo instante. É comum os alunos frequentarem fábricas, ateliês, lojas, congressos e eventos da área, podendo vivenciar de perto a rotina da profissão.

Além disso, por meio dos trabalhos acadêmicos é possível se identificar com qual estilo e segmento seguir, permitindo ao aluno criar um estilo único ainda dentro da faculdade.

Formação integral na área

Para quem busca se especializar nessa área, saiba que não passará toda a formação desenhando croquis e confeccionando produtos. O curso de design de moda permite o desenvolvimento da área criativa e de gestão durante a faculdade, preparando o profissional por completo para a profissão.

É importante que o aluno compreenda metodologias de administração, venda e divulgação, podendo assim gerenciar um próprio negócio ou comercializar seus produtos com lojas parceiras.

Entre as principais matérias que o aluno irá vivenciar durante a formação estão:

– criação e desenvolvimento de coleções;

– composição visual e estudo da cor;

– desenho profissional;

– estudo de tendências;

– gestão;

– história da arte;

– história da moda;

– história do design;

– marketing;

– modelagem;

– pesquisa artística e criação de moda.

Vale ressaltar que o curso normalmente é dividido entre 50% do conteúdo sendo teórico e 50% sendo disciplinas práticas, tornando a graduação em moda algo intuitivo e não maçante para o aluno.

Networking e um currículo de destaque

São raros os casos de sucesso de profissionais que não tiveram a vivência universitária no currículo. Já a formação superior apresenta uma gama de possibilidades ao profissional, além de prepará-lo para o mercado de trabalho.

Além disso, cursar uma graduação permite a vivência com alunos e professores que no futuro servirão de networking para o alavancamento de sua carreira profissional. Estar envolvido com pessoas da área permite que você entre com maior facilidade no mercado, possibilitando a divulgação e participação de trabalhos incríveis que só são possíveis por meio de contatos de conhecidos.

Remuneração profissional

É inevitável, quando olhamos uma profissão queremos saber o quanto poderemos ganhar. Para um profissional comum e sem formação em design de moda, a remuneração poderá alcançar a faixa de R$3,1 mil. Já com um investimento em sua formação, um bom portfólio e contatos promissores, a remuneração desse profissional pode estar em torno de R$7,3 mil.

Vale ressaltar que os valores variam dependendo do porte da empresa, plano de carreira e o público que ela se dedica.

…..

Conhecendo bem a área de design de moda, conheça melhor essa profissão e se inscreva agora no tecnólogo da UniAteneu. Faça parte do mercado fashion e glamuroso que essa área proporciona.