Quando falamos em design de moda, imediatamente pensamos nos desfiles incríveis como o São Paulo Fashion Week ou outro evento marcante do setor. Entretanto, essa profissão traz inúmeras possibilidades que vão além da roupa que desfila nas passarelas.
A área é bem promissora, e por meio de ensinamentos artísticos, criativos e com uma pitada de marketing, a graduação no setor prepara o profissional para diversas ocasiões. O estudante que escolher ser um designer de moda poderá atuar desde a confecção de itens específicos como joias e bolsas, seja desenhando ou confeccionando-os, ou até mesmo no gerenciamento de empresas do campo da moda.
Pensando nisso, trouxemos tudo que você precisa saber e o porquê deverá cursar a graduação de design de moda.
Pilares do designer de moda
Conforme citamos anteriormente, o mercado da moda traz diversas oportunidades para quem busca se especializar no setor. O designer de moda poderá trabalhar com inúmeras funções, como desenho de estampas, confecções de bolsas, calçados, roupas e acessórios.
Além disso, esse profissional poderá atuar nos bastidores da fama, gerindo empresas do ramo fashion. Neste caso, o graduado em design de moda poderá ocupar diversos cargos, entre eles o de estratégia de marketing, assim como funções de gestão, promoção e vendas.
Em um mundo cada vez mais competitivo, apenas saber desenhar e costurar não é o suficiente para entrar de cabeça no mercado da moda. A graduação permite que esse futuro profissional se especialize e adquira o conhecimento necessário para todo o processo que envolve a indústria da moda, desde a confecção até a divulgação e venda da peça.
Devido a tamanha importância, a formação acadêmica vem se tornando cada vez mais necessária para que o profissional tenha sucesso nessa profissão.
Modalidades de cursos
O curso de design de moda pode ser encontrado em duas modalidades, o bacharelado e o tecnólogo. O primeiro tem a duração de quatro anos e traz um conteúdo mais teórico e introdutório sobre os pilares da profissão.
Já o segundo, por ser um tecnólogo apresenta um período de estudo mais enxuto, tendo duração de apenas dois anos. A diferença para o bacharelado é que essa modalidade traz uma vivência mais ativa, mesclando a teoria e a prática constantemente durante o ensino. Isso permite que o aluno se adapte ao ritmo do mercado de trabalho e aprenda enquanto realiza funções dentro da profissão.
Rotina de estudos
Por ser uma profissão que depende diretamente da prática para obter sucesso, o curso de design de moda incentiva a vivência prática junto ao conhecimento teórico a todo instante. É comum os alunos frequentarem fábricas, ateliês, lojas, congressos e eventos da área, podendo vivenciar de perto a rotina da profissão.
Além disso, por meio dos trabalhos acadêmicos é possível se identificar com qual estilo e segmento seguir, permitindo ao aluno criar um estilo único ainda dentro da faculdade.
Formação integral na área
Para quem busca se especializar nessa área, saiba que não passará toda a formação desenhando croquis e confeccionando produtos. O curso de design de moda permite o desenvolvimento da área criativa e de gestão durante a faculdade, preparando o profissional por completo para a profissão.
É importante que o aluno compreenda metodologias de administração, venda e divulgação, podendo assim gerenciar um próprio negócio ou comercializar seus produtos com lojas parceiras.
Entre as principais matérias que o aluno irá vivenciar durante a formação estão:
– criação e desenvolvimento de coleções;
– composição visual e estudo da cor;
– desenho profissional;
– estudo de tendências;
– gestão;
– história da arte;
– história da moda;
– história do design;
– marketing;
– modelagem;
– pesquisa artística e criação de moda.
Vale ressaltar que o curso normalmente é dividido entre 50% do conteúdo sendo teórico e 50% sendo disciplinas práticas, tornando a graduação em moda algo intuitivo e não maçante para o aluno.
Networking e um currículo de destaque
São raros os casos de sucesso de profissionais que não tiveram a vivência universitária no currículo. Já a formação superior apresenta uma gama de possibilidades ao profissional, além de prepará-lo para o mercado de trabalho.
Além disso, cursar uma graduação permite a vivência com alunos e professores que no futuro servirão de networking para o alavancamento de sua carreira profissional. Estar envolvido com pessoas da área permite que você entre com maior facilidade no mercado, possibilitando a divulgação e participação de trabalhos incríveis que só são possíveis por meio de contatos de conhecidos.
Remuneração profissional
É inevitável, quando olhamos uma profissão queremos saber o quanto poderemos ganhar. Para um profissional comum e sem formação em design de moda, a remuneração poderá alcançar a faixa de R$3,1 mil. Já com um investimento em sua formação, um bom portfólio e contatos promissores, a remuneração desse profissional pode estar em torno de R$7,3 mil.
Vale ressaltar que os valores variam dependendo do porte da empresa, plano de carreira e o público que ela se dedica.
…..
Conhecendo bem a área de design de moda, conheça melhor essa profissão e se inscreva agora no tecnólogo da UniAteneu. Faça parte do mercado fashion e glamuroso que essa área proporciona.