Lesões musculoesqueléticas em praticantes de crossfit

• Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente Lesões musculoesqueléticas em praticantes de crossfit

Nos últimos anos, vem ganhando mais espaço no mercado fitness brasileiro as modalidades de alta intensidade, dentre elas, destaca-se um método de treinamento denominado Crossfit®. Esse tipo de treino tem como base movimentos funcionais, baseado em três exercícios principais: sustentar altas cargas, percorrer grandes distâncias e realizar movimentos de alta velocidade.

Cada treino tem duração de até uma hora e é composto de quatro momentos: mobilidade, aquecimento, força e o treino principal chamado Workout Of The Day (WOD), que significa treinamento do dia. Estes WODs combinam exercícios cardiovasculares, tais como corrida; levantamento de peso olímpico (LPO) com força física; ginástica e atividades que combinam exercícios aeróbicos e anaeróbicos que, ao serem repetidos várias vezes, podem levar a condições de fadiga e exposição dos participantes a lesões.

Umas das regiões mais frequentemente lesionadas durante a prática dessa modalidade é a articulação glenoumeral, umas das mais importantes do nosso corpo, porque permite movimentos de grande amplitude. O ombro é a região de união do membro superior ao esqueleto axial, também conhecida como cintura escapular ou cíngulo do membro superior.

Um dos exercícios mais realizados no Crossfit® é o levantamento de peso olímpico (LPO), que, com variações de técnica, impõe ao ombro cargas intensas e repetitivas num curto intervalo de tempo, exigindo dos músculos estabilizadores estáticos e dinâmicos elevados níveis de atividades e sincronia ao longo de toda fase de propulsão. Essa alta intensidade pode provocar lesões do ombro por overuse, incluindo tendinites, luxações, bloqueios articulares e musculares, incluindo estiramentos, tendinopatias e rupturas de tendões.

Os movimentos que mais causam estresse nessa região, são exercícios onde os praticantes elevam cargas acima da cabeça, incluindo: agachamento com a barra acima da cabeça, arremesso da barra do solo para cima da cabeça e elevação da barra do ombro para cima da cabeça. Quando são utilizadas cargas altas, principalmente, quando esses participantes se sentem motivados a alcançar seus recordes pessoais, pode causar uma sobrecarga nessa articulação. Ou seja, a principal razão dessas lesões de ombro na prática desse esporte se dá por movimentos repetitivos acima da cabeça com carga elevada, pois resulta em uma sobrecarga e uma posterior lesão no ombro, sobretudo, na articulação glenoumeral e do manguito rotador.

Prof. Dr. Edfranck de Sousa Oliveira Vanderlei
Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu
Doutor e mestre em Bioquímica e graduado em Fisioterapia

Antônio Leonardo Freitas dos Santos

Nicholas Dias Carvalho

Nieryson Dias Carvalho
Aluno do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu

Saiba mais sobre o Curso de Fisioterapia da UniAteneu.