Se você está lendo estas palavras, possivelmente, está fazendo isso de um dispositivo eletrônico. Você pode estar agora mesmo em seu lar, em seu trabalho, ou no transporte, se deslocando de um local para outro, enquanto lê o que eu escrevi aqui. Alguém ou algum profissional aprimorou tudo o que utilizamos em nossa vida atualmente. O mesmo acontece com a prática orientada de atividade física. Nosso corpo não foi feito para ficar parado.
Se temos, atualmente, centenas de anos com essa vida moderna e dispomos de várias facilidades tecnológicas, isso é minúsculo frente aos milhares de anos, aonde o nosso corpo foi desenvolvido para estocar energia (porque passávamos muito tempo sem comida), e gastávamos muita energia também (visto que essencialmente éramos nômades).
O fato de nos deslocarmos de um lugar para outro com frequência fez com que tivéssemos uma vida muito ativa durante muito, muito tempo. Nessa época, não tínhamos a facilidade de ao toque em uma tela de celular, pedir, comer e beber, praticamente, qualquer tipo de comida e bebida que quiséssemos. Nós tínhamos que caçar, se movimentar, se deslocar, estocar alimentos e bebidas e muitas vezes, fugir, para não virar refeição de outros animais.
Atualmente, temos que trabalhar (um trabalho sedentário, na maioria das vezes), andamos por meio de transportes (públicos ou particular), aonde o nosso corpo está parado. Temos geladeiras, dispensas, armários, armazéns e supermercados. Nossos medos, excluindo os perigos físicos de assaltos, agressões e outros destas naturezas, são em sua maioria psicológicos.
Se movimentar sempre foi da natureza humana. A atividade física orientada vem para deixar ativa essa máquina biológica. Em tempos, aonde a grande parte das atividades cotidianas são sedentárias, é de suma importância esse componente da prática regular de atividade física orientada. Nosso corpo não foi feito para ficar parado. Namastê.
Prof. Me. Francisco Girleudo Coutinho da Silva
Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Ciências Médicas, especializando em Personal Training e graduado em Educação Física
Saiba mais sobre o Curso de Educação Física da UniAteneu.