Ações diferenciais do seguidor de líder de mercado

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As estratégias de marketing são planos e diretrizes formidáveis que em tese, levarão a empresa e seus produtos à dianteira em determinado período do mercado em que atua. O posicionamento de mercado mostra em que posição o produto da empresa ocupa em relação aos concorrentes e seus diferenciais positivos são evidenciados na preferência do cliente. Estes pontos serão combatidos ferrenhamente pelos que querem tomar sua posição e “share”.

Algumas dessas posições privilegiadas estão classificadas em uma pirâmide de importância e volume de vendas nas mais variadas praças. São elas: líder, seguidor do líder, marca terceirizada, preço baixo e marca de nicho específico. Aqui, fica em destaque o traço de resguardo de uma empresa que é seguidora da líder de um determinado mercado. Claro que ao falar de seguidor do líder, se fala também das mesmas linhas de produtos e mixes, pois a competição só ocorre na mesma trilha de produtos e consumo.

Há pouco tempo, tivemos um quadro competitivo bem definido nos laticínios e derivados. A Nestlé a líder, Danone a seguidora da líder, Betânia como preço baixo, entre outros. A Danone saiu do mercado, mas suas estratégias de seguir os passos da líder a premiaram em 20 anos como a melhor ou segunda melhor em determinadas regiões no setor. Seus preços competitivos mesclados com um produto bem similar aos da líder passavam aos consumidores de que adquiriam produtos iguais pagando menos. Uma estratégia simples, mas de grande esforço produtivo, de marketing e investimentos, visto que seu porte tecnológico e aporte financeiro não eram compatíveis com a líder.

Algumas vezes se viu a líder baixar preços na tentativa de liquidar a segunda pelo “Dumpping”, mas com previsões precisas e mudanças rápidas nas gôndolas dos supermercados a segunda se manteve firme até o abraço final. A vantagem de seguir o líder é já ter uma trilha traçada sobre investimentos, qualidade, preço e público-alvo, mas há de se pensar nos volumes competitivos: produtos, verbas, pessoal e pontos de distribuição. De toda forma, atualmente, em quase todas as áreas dos mercados globais há pelo menos estas cinco classes de estratégias de posicionamento. Procure observar as marcas e compare! Boa caça.

Prof. Me. Mariano Lins
Docente do Curso de Marketing do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Gestão e Auditorias de Meio Ambiente, especialista em Logística Empresarial, tem MBA em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal e é graduado em Marketing de Varejo

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