Exercício: estética ou saúde?

  • Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Exercício: estética ou saúde?

É senso comum que a prática regular de exercícios físicos traz benefícios múltiplos para a saúde. Sim, a prática regular, porque fazer exercícios só de vez em quando não adianta. O seu corpo precisa entender o que está acontecendo. Então, é necessário fazer exercício de preferência no mesmo horário, durante o mesmo período de tempo, desencadeando o mesmo estímulo, para que o organismo libere sempre as mesmas substâncias e comunique ao corpo que você entrou em ação.

É conveniente destacar a importância da ciência do esporte e do conhecimento científico nessa área, bem como da formação de profissionais capacitados. Tornando evidente, assim, como a prática orientada de exercícios físicos é uma excelente estratégia na prevenção de doenças do mundo moderno.

A realização de exercícios aeróbios induz no corpo humano a liberação de substâncias, citando-se como exemplo o neurotransmissor serotonina que promove a sensação de bem-estar e alivia a ansiedade. Além disso, dentre outras melhorias para a saúde, o exercício aumenta a fixação de cálcio nos ossos fortalecendo-os.

Já a prática regular de exercícios, tais como a musculação, estimula o desenvolvimento dos músculos, garantindo a proteção do esqueleto e não só isso, mas, principalmente, contribui para um estado fisiológico saudável do ser humano. Ressaltando-se, ainda, que o músculo é um consumidor ativo de açúcar, tornando claro o fato de que a prática regular de musculação pode ser uma excelente forma de prevenir a Diabetes mellitus tipo 2.

Nos dias atuais, muitos indivíduos não conseguem estabelecer rotinas que incluam atividades físicas diárias, podendo ocasionar Diabetes mellitus tipo 2, um dos maiores problemas de saúde pública, sendo uma doença crônica onde as células se tornam incapazes de captar a glicose. Ademais, as pesquisas apontam que a prática regular de exercícios físicos melhora a sensibilidade ao hormônio insulina, o qual permite a entrada de glicose nas células. Desse modo, ter uma alimentação equilibrada, associada a um estilo de vida saudável, com a realização diária de exercícios físicos, é uma excelente forma de manter o bem-estar físico e emocional.

Profª. Drª. Nila Maria Bezerril Fontenele

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu

Doutora em Bioquímica, mestre em Saneamento Ambiental e graduada em Ciências Biológicas

Conheça o Curso de Educação Física da UniAteneu.