Conheça 4 erros cometidos pelos estudantes na hora da redação

Você está visualizando atualmente Conheça 4 erros cometidos pelos estudantes na hora da redação

A hora da redação é sempre a mais tensa de se fazer na hora da prova, principalmente pelas suas regras e a possibilidade de zerar a nota caso cometa algum deslize grave. Há quem acredite que ter um grande domínio sobre o tema proposto já é suficiente para uma boa redação, assim como há o grupo que prefere ter um domínio da estrutura da redação como principal conhecimento, escrevendo o material apenas com as informações dos textos-base.

Na verdade, apenas ter o domínio sobre o tema proposto não é o suficiente para que você consiga organizar as ideias, se expressar corretamente e ainda assim seguir a estrutura sugerida na modalidade de texto.

É preciso estar atento aos pontos que proporcionarão que você realize uma redação perfeita independente da temática proposta. Entre os principais mecanismos a serem vistos com atenção estão a gramática, a estruturação do texto, a organização de ideias e pontos de vida e outros que possam confundir o leitor e passar uma impressão errada, levando a um entendimento errôneo sobre o assunto debatido.

Para evitar de cometer alguns desses e outros erros na hora de fazer sua redação, separamos algumas dicas que ajudarão a formular seu texto na hora da prova.

Fuga de tema

Um dos principais motivos para uma redação ser zerada é quando há fuga de tema. Independentemente se você domina um conteúdo e quer estendê-lo ou se você ficou um pouco confuso por onde seguir, é muito importante não desviar o foco daquilo que a questão norteadora solicita. Caso contrário, o avaliador entenderá que você não compreendeu o que foi solicitado e acabou falando sobre assuntos que não respondem a pergunta discursiva, invalidando a questão.

Já no título – quando solicitado – ou na introdução é preciso que o leitor saiba do que o texto se trata, ou seja, é importante que esses trechos deixem claro sobre o que essa dissertação fala e quais caminhos irá seguir. Além disso, é necessário que essa linha divulgada no primeiro trecho seja seguida ao decorrer do material, pois o leitor criou uma expectativa com o que leu e espera que o assunto se desdobre, apresente fatos e se conclua na sequência do texto.

Não fazer um rascunho

É comum querermos terminar rapidamente o texto para não correr riscos de não finalizar antes do encerramento da prova, entretanto, como diz o ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”.

Para um texto com qualidade, é preciso muitas vezes ler e reescrever para adequar as ideias, a gramática e até mesmo questões de pontuação e concordância dentro da redação. Isso só será possível fazendo um texto de rascunho antes de escrevê-lo diretamente na folha de resposta, pois na página final não será possível fazer alterações.

O ideal é fazer um rascunho em cima do esqueleto do texto, ou seja, montando-o por seguimentos como a introdução, desenvolvimento e conclusão. Desse modo é possível identificar quais pontos precisam de uma reformulação ou adequação ou até mesmo verificar os trechos que necessitam se estender ou diminuir para adequar a quantidade de linhas, por exemplo.

Não ser coerente

Um dos pontos que fragilizam qualquer redação é a falta de coerência dos fatos apresentados. É preciso que as informações façam sentido ao leitor, trazendo fatos e veracidades que condizem com a proposta textual, sem fugir do tema ou se contradizer.

Para identificar incoerências no texto, basta fazer uma leitura calma. Ao encontrar uma falha de coesão você identificará ideias soltas entre os assuntos ou informações que não batem com o que foi apresentado anteriormente, por exemplo.

Além disso, é possível verificar uma desorganização de temas e pontos de vista devido à falta de domínio do escritor, o que levará o argumento do texto ao fracasso e consequentemente rebaixará drasticamente a nota, podendo até ter a questão anulada.

Falhar na gramática e ortografia

Você foi lá e conseguiu identificar um ponto de vista perfeito, com diversos argumentos e algumas soluções para a problemática, organizou conforme o esqueleto de redação diz e na hora de passar para o papel pecou na ortografia. Isso é uma situação comum e que normalmente ocorre pela falta de atenção ou até mesmo de conhecimento da gramática da língua portuguesa.

Nesse tipo de produção é preciso utilizar a norma culta da nossa língua, respeitando suas particularidades, como acentuação, concordância nominal, coesão textual, entre diversas outras regras.

Procure ler com frequência, estudar sobre novas palavras e regras de pontuação, proporcionando assim que seu dicionário intelectual seja mais rico e cheio de possibilidades, permitindo que você desenvolva a escrita de forma ideal.

Em uma avaliação como o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), alguns erros não gerarão a anulação da questão discursiva, entretanto, haverá severos descontos de nota, o que poderá significar sua aprovação no resultado final.

…..

Com as dicas anteriores, é hora de se preparar para o vestibular produzindo textos incríveis e com os argumentos bem-organizados. Treine produzindo redações sobre temas atuais e de grande relevância, leia em voz alta para identificar falhas e peça para outras pessoas lerem e tentarem compreender exatamente o que você quis dizer. Isso fará com que você melhore sua produção textual e tenha um maior sucesso na hora da prova.