Quando falamos sobre empreendedorismo, logo vem à mente uma empresa, lucros, vendas, mercado e tudo o que rodeia essa palavra. Mas você já imaginou que você pode criar um negócio que pode solucionar um problema social e ainda gerar lucro? Pois estamos falando sobre empreendedorismo social, um negócio que gera impactos positivos para a sociedade.
É um modelo que não depende de benefícios ou doações do Estado, e provocam impactos importantes sejam de nível global ou local. O que diferencia de um negócio tradicional é que o lucro existe, não para beneficiar os acionistas, mas para a manutenção da organização.
Essas organizações têm o foco no combate à vulnerabilidade social, países como o Brasil, marcado por um cenário de desigualdade, é um terreno fértil para a implementação dessas organizações. Não se deve confundir, no entanto, essas organizações com organizações não governamentais (ONGs). A diferença crucial é que se faz um estudo de viabilidade econômica para a sua implementação, isso quer dizer que, assim como um negócio tradicional, é necessário que o empreendimento social seja rentável.
A respeito do lucro no empreendedorismo social, existem duas linhas de pensamento. A primeira defende que os investidores não devem ter direito ao lucro, e poderiam, no entanto, recuperar o capital investido, e o lucro deveria ser reinvestido na empresa para ampliar os benefícios oferecidos pelo empreendimento. Já a segunda linha de pensamento defende o lucro por parte dos investidores, como uma forma até de atrair novos investidores e recursos para a criação de novos negócios que visam resolver os problemas existentes no mundo.
Por fim, não há um consenso sobre qual corrente seria a mais correta. É possível encontrar na atualidade organizações que se comportam de acordo com a primeira e com a segunda linha. No entanto, ambas objetivam o benefício social em detrimento aos ganhos individuais.
Profª. Ma. Fernanda Sleiman Rodrigues
Docente do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Ateneu
Doutoranda e mestra em História Contemporânea e graduada em Jornalismo
Saiba mais sobre o Curso de Serviço Social da UniAteneu.