O mercado de trabalho tem valorizado pessoas com boa desenvoltura interpessoal. Apesar de ser algo mais subjetivo, principalmente, quando comparadas às habilidades técnicas (hard skills), que podem ser descritas com maior facilidade, as competências comportamentais são difíceis de se mensurar. Mas o que são soft skills? São habilidades particulares que envolvem aspectos emocionais e comportamentais de cada pessoa. Sendo assim, elas demonstram a sua capacidade de se relacionar com os outros, ter boa comunicação, ser capaz de suportar pressão, ter um perfil colaborativo etc.
O marketing pessoal busca ajudar as pessoas de qualquer idade, sexo, classe social ou nível de escolaridade a transformar suas ideias (sonhos) em realidade em busca de atingir metas e objetivos tanto pessoais como profissionais. (BORDIN, 2015). O universo de desenvolvimento de marca pessoal passa por um processo de construção, onde a clareza nos seus objetivos, definição de suas metas, o encontro de sua identidade, e a escolha de seu propósito profissional acabam sendo o alicerce para a idealização de sua imagem pessoal.
Se você fosse uma marca de caneta, acha que sua marca estaria mais para uma BIC ou para uma Mont Blanc? As duas realizam exatamente a mesma função, mas a primeira custa dois reais e a segunda, cerca de 125 dólares. É sobre isso que trata o marketing pessoal. Profissionais com formação e competências idênticas podem cobrar valores completamente diferentes para executar um mesmo trabalho. (BORDIN, 2015).
Quando falamos em marketing pessoal, não estamos limitando esse conceito apenas focado na aparência, mas sim no conteúdo, no propósito, das suas habilidades, competências, e essa ferramenta irá fortalecer o que já existe, ou seja, apresentá-lo (lá), vendê-lo (lá), lançar, crescer e se manter no mercado. Para essa construção, o primeiro passo é a busca e compreensão pelo autoconhecimento, de quem somos, nossa imagem percebida e projetada, não como algo motivacional, mas de forma estratégica, entendendo essa marca pessoal, conhecendo e reconhecendo os pontos fortes, os reais diferenciais competitivos, o propósito, tudo embasado na neurociência.
Todas as pessoas têm uma imagem pessoal. Ela representa o conjunto de qualidades no qual as pessoas se identificam com você; quer seja seu estilo de se vestir, seu penteado, seu senso de humor etc. Portanto, este conjunto de particularidades forma nas outras pessoas uma imagem mental de você. A marca pessoal é diferenciada de pessoa a pessoa. (CAMARGO, 2012, p. 71).
Comunique-se bem, por mais que você não tenha tanta habilidade em comunicar-se, sua aparência já o (a) ajudará bastante para uma boa apresentação. A credibilidade de tudo que uma pessoa disser estará condicionada ao pré-julgamento feito a partir da sua “embalagem”. (BORDIN, 2010). Tenha boas condutas e posicionamentos, seja ético, atento e responsável com prazos suas atividades, pense antes de falar e agir e se possível conheça regras básicas de etiqueta social.
- Decore o nome das pessoas – Torna as relações com maior aproximação.
- Não minta – Seja sempre verdadeiro.
- Não discuta – Mesmo estando correto em algum posicionamento, sempre priorize o diálogo e a boa comunicação.
- Cuidado com a imprudência – Atue na função de forma correta e ética. Faça o seu melhor SEMPRE…
- Não seja preconceituoso.
Essas são algumas dicas importantes que o ajudarão a se posicionar profissionalmente, alinhando sua construção de marca pessoal, focado em sua imagem, tornando-o preparado para estar no mercado de trabalho com suas habilidades pessoais (soft skills) de forma equilibrada, lucida, estratégica e profissional.
REFERÊNCIAS
BENDER, A. Personal Branding: construindo sua marca pessoal. São Paulo: Integrare Editora, 2009.
BORDIN, S. Marketing Pessoal: Dez etapas para o sucesso. 2. Ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2015.
BACELAR, D. Encontre sua marca/ Coordenadora Daniela Bacelar. São Paulo, SP: Literatura Books International, 2021.CAMARGO, W. Marketing Empresarial e Pessoal. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Paraná – Educação a distância, 2012.
Profª. Ma. Sara Ruth Araújo Grangeiro
Docente do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Psicologia, especialista em Gestão de Design de Moda, designer de Moda, consultora de imagem e estilo e coordenadora de desenvolvimento de produto
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