A demanda por cuidados estéticos encontra-se cada vez maior, o que denota uma preocupação crescente dos indivíduos com a sua aparência. Esse mercado em ascensão fez com que os nutricionistas, com afinidade pela área, buscassem se especializar e ampliar seus conhecimentos para uma melhor atuação. Na Estética, a Nutrição tem um papel fundamental, uma vez que os nutrientes atuam como figurantes na consolidação dos resultados esperados, o que chamamos também de “beleza de dentro para fora”. Para que se possa obter bons resultados, espera-se que o nutricionista busque, na sua conduta, compreender quais cuidados nutricionais deverão ser priorizados, aliando os conhecimentos da dietética e da dietoterapia.
Deve ser pontuado que, além de uma boa nutrição, a prática de exercício físico, uma boa hidratação, sono reparador, dentre outros, implicará em uma boa estética corporal e prevenção de algumas doenças. Dentre as principais queixas trabalhadas na Nutrição em Estética estão: acne, melasma, prevenção de envelhecimento cutâneo, estrias, celulite e flacidez, queda de cabelo, fortalecimento das unhas, psoríase, rosácea etc. Refletindo na saúde, tudo isto contribui conjuntamente com a melhora da qualidade de vida e autoestima do indivíduo.
Além dos alimentos, que se configura a principal ferramenta de trabalho do nutricionista por meio da prescrição do plano alimentar, há outras estratégias que auxiliam a obtenção de melhores resultados, atuando como adjuvantes da conduta alimentar, como: suplementos, nutracêuticos e fitoterápicos (Consultar resolução do CFN, Nº 680/2021).
Quanto ao campo de atuação, o profissional pode atuar em clínicas de estética por meio de parcerias com outros profissionais (dermatologista, esteticista, dentre outros), em consultório particular, atendimentos domiciliares, no pré e pós-operatório de cirurgias estéticas com equipe multidisciplinar, prestando consultorias para empresas e indústrias de nutracêuticos e/ou nutricosméticos e na área acadêmica.
Tendo em vista que se trata de uma área nova e em expansão, cabe ao nutricionista ter uma visão ampliada sobre alimentação equilibrada e individualizada e não defender somente uma estratégia, um alimento e/ou suplemento para todos os casos. As condutas devem ser respaldadas cientificamente e adaptadas à realidade de cada paciente.
Referências:
PUJOL, A.P. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2ª ed., 2019, 568p.
CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS, Resolução CFN Nº 680, de 19 de janeiro de 2021, Regulamenta a prática da fitoterapia pelo nutricionista e dá outras providências. Brasília: Conselho Federal de Nutricionistas, 2021.
PASCHOAL, Valéria; MARQUES, Natália; MUSTAFÁ, Sheila. Nutrição funcional na estética: Beleza além da pele. Editora: VP, SP, 2021, 592p.
Profª. Isabela Natasha Pinheiro Teixeira
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu
Mestranda em Saúde Coletiva, especialista em Nutrição Clínica e Fitoterapia Aplicada e em Nutrição Clínica e Esportiva e graduada em Nutrição e em Tecnologia em Gestão Ambiental.
Saiba mais sobre o Curso de Nutrição da UniAteneu.