Devo cursar Educação Física ou Fisioterapia?

• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Devo cursar Educação Física ou Fisioterapia?

Gostar da área da saúde não significa especificamente que você precise se formar em medicina ou enfermagem, por exemplo. Há diversos campos da saúde que lidam com o cuidado e bem-estar das pessoas, como a área da educação física e da fisioterapia. Os dois segmentos trabalham diretamente com o desempenho físico, desenvolvimento muscular e cuidados para prevenir ou curar lesões.

O mercado de trabalho do educador físico e do fisioterapeuta é bem promissor, com inúmeras oportunidades e campos de atuação. Entretanto, apesar da proximidade de conhecimentos, cada profissão exercerá sua função em uma ambientação específica e com técnicas distintas.

Para saber se o seu futuro é na área de educação física ou de fisioterapia, é preciso analisar os pontos que cada profissão apresenta, além de se questionar qual será a função ideal para o seu perfil. Descubra a seguir tudo sobre essas duas carreiras e decida qual tipo de profissional você será no futuro.

Educação física e fisioterapia: Duas carreiras com similaridades

Ao começar a pesquisar sobre as possíveis graduações que poderá cursar após o ensino médio, certamente ao ler sobre educação física e fisioterapia você encontrará pontos em comum entre as duas carreiras. A primeira similaridade está na missão delas e o segmento de atuação, ambas da área da saúde e que visam, por meio do movimento, trabalhar promovendo a qualidade de vida para as pessoas.

Com essa temática em comum, as duas áreas terão estudos específicos sobre a teoria e prática que envolve a compreensão do corpo humano, desde suas particularidades, seu funcionamento e seus sistemas. Por meio desse conhecimento específico, o educador físico e o terapeuta exercerão sua função com o objetivo de prevenir e recuperar lesões por meio de técnicas de movimentação corporal.

Como podemos imaginar, outro ponto em comum está no fato das duas profissões lidarem diretamente com pessoas, influenciando suas vidas. Para isso é preciso ter afeição com o trabalho com público, conseguindo se colocar no lugar do outro e compreender as dificuldades que aquela pessoa está passando. Para uma pessoa comum pode parecer fácil realizar um movimento como andar, porém para quem procura um educador físico ou fisioterapeuta esse tipo de ação é um desafio a parte, sendo necessário todo o incentivo e cuidado do profissional.

Por que seguir carreira como educador físico?

Apesar das semelhanças entre educação física e fisioterapia, as duas carreiras tem suas particularidades, o que permite que as duas sejam carreiras necessárias para a sociedade.

A primeira diferença está na formação, em que o estudante pode escolher entre a licenciatura ou bacharelado em educação física. O primeiro fará com que o educador físico siga sua carreira no ramo da educação básica, já o segundo proporcionará que ele exerça sua função em outros segmentos, como academias, resorts, entre outros, exceto na educação.

A graduação, independente da modalidade, é ideal para quem tem interesse em biologia, aspectos do corpo humano, modalidades esportivas e movimentação motora. Durante a formação o aluno desenvolverá técnicas que o prepararão para atuar melhorando diretamente a qualidade de vida de seus pacientes.

Esse profissional poderá atuar em diversos segmentos. Além da educação escolar, o profissional poderá seguir em áreas de:

– Condicionamento físico, sendo personal trainer ou professor em academias;

– Esportes, trabalhando em clubes esportivos;

– Gestão e empreendedorismo, buscando novos talentos e gerenciando suas carreiras;

– Ginástica laboral, levando a educação física para dentro do escritório;

– Grupos especiais, promovendo o exercício para nichos específicos, como o de idosos;

– Recreação e lazer, coordenando programas esportivos em hotéis, resorts e áreas de lazer;

– Saúde, cuidando da reabilitação do atleta.

A área de educador físico permite que você trabalhe em diversos campos, podendo escolher o ideal para cada perfil de profissional. Por se tratar de uma área que envolve cuidados com a saúde, o mercado de trabalho é algo promissor e com garantia de empregabilidade.

Atualmente, segundo o site Vagas.com.br, o professor de educação física tem uma renda mensal de R$2.251,00 podendo variar conforme o acordo de trabalho, experiência e qualificações profissionais.

Quais as vantagens de se tornar um fisioterapeuta?

Se você está em dúvida sobre qual caminho seguir, é importante conhecer uma das mais importantes áreas da saúde, a fisioterapia. O fisioterapeuta trabalha diretamente no diagnóstico e tratamento de distúrbios que possam comprometer o movimento, independente da faixa etária do paciente.

Essa formação é disponibilizada no formato de bacharelado e traz em sua grade curricular uma gama de conteúdos teóricos e práticos de modo que seja capaz de preparar o estudante para exercer adequadamente sua função. Serão desenvolvidos tratamentos e técnicas manuais que auxiliarão em qual conduta tomar caso a caso. Além disso, o aluno também adquire conhecimento sobre interpretação de exames de imagem, radiografias e ressonâncias magnéticas.

Desse modo, o profissional fisioterapeuta está preparado para lidar desde a prevenção, o tratamento e a recuperação de lesões, reeducando a capacidade física e funcional da pessoa. Com isso, sua rotina profissional é repleta de exercícios, massagens e técnicas específicas que auxiliarão no tratamento, promovendo ações anti-inflamatórias e de alívio do desconforto gerado pela dor.

O fisioterapeuta poderá exercer sua função em diversos segmentos, o que abre inúmeras possibilidades de empregos para esse profissional. Confira a seguir algumas dessas opções:

– Cardiológica ou respiratória, prevenindo doenças nessas áreas;

– Dermatológica, acelerando cicatrizações;

– Esportes, prevenindo e tratando lesões de atletas;

– Estética, reduzindo flacidez, gordura localizada e celulites;

– Gerontológica, trabalhando com idosos;

– Oncológica, direcionado a pacientes em tratamento de câncer;

– Ortopédica e traumatológica, lidando com traumas e fraturas;

– Trabalho, prevenindo lesões por esforço repetitivo (LER) dentro das empresas.

Segundo o site de empregos Catho, a média salário fica em torno de R$2.188,62. A remuneração desse profissional varia conforme o segmento que seguir, anos de experiência e domínio de técnicas e qualificações assim como o educador físico.