A microbiologia e parasitologia nos estudos

• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente A microbiologia e parasitologia nos estudos

Com relação aos estudos em doenças microbiológicas e parasitológicas, observamos que o adoecimento é, em diversos contextos contemporâneos, encarado como um inimigo que deve ser localizado, estudado e combatido. Nessa concepção, muitas vezes, o significado do adoecer é esquecido, cuidando apenas do órgão prejudicado, esquecendo-se de procurar entender o pequeno organismo que pode estar relacionado ao adoecimento. Deve-se entender que os microrganismos são em sua grande maioria singulares, assim como certas doenças associadas aos mesmos.

No meu ponto de vista, entender o processo de saúde-doença é de suma importância para o profissional que atua no diagnóstico de patologias associadas aos microrganismos e aos parasitos. Dessa maneira, é preciso fomentar no discente maior interesse para um ótimo aprendizado técnico e teórico sobre a microbiologia e a parasitologia, embasado no estudo prático desenvolvido ao longo dos estudos, ampliando    os conhecimentos de cada indivíduo interessado na nessas áreas.

O entendimento dos germes e parasitos associados às doenças é a mais importante contribuição da ciência da microbiologia para o bem-estar geral da população mundial, sendo talvez a ajuda mais importante de qualquer disciplina cientifica moderna. É por essa razão que os estudos teóricos e práticos de microbiologia e parasitologia são de extrema importância para que o aluno possa compreender, interpretar e empoderar-se do conteúdo apresentado. Além disso, as práticas despertam o interesse do educando por tratá-lo como agente, motivando os discentes a observar, interpretar, formular hipóteses e despertar seu julgamento crítico, além de despertar o interesse pelo conhecimento científico e a pesquisa.

Prof. Me. Francisco Mário Sidney Oliveira
Docente do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Microbiologia Médica e graduado em Biomedicina

Saiba mais sobre o Curso de Biomedicina da UniAteneu.