Entenda como montar um grupo de estudos eficientes

Você está visualizando atualmente Entenda como montar um grupo de estudos eficientes

Você já ouviu falar sobre os grupos de estudos? Esse importante mecanismo de aprendizado consiste em unir colegas para que juntos consigam absorver e desenvolver conhecimentos sobre assuntos específicos de uma disciplina ou até mesmo diversos conteúdos para uma prova de vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Esse sistema é comum para realização de trabalhos e apresentações escolas, entretanto, para ter um projeto que abranja uma gama maior de conteúdos, é preciso foco, dedicação e comprometimento com o grupo.

Essa roda de estudos é uma ótima oportunidade de se desenvolver em alguns pontos, como o intelectual, social e acadêmico. Durante as reuniões da equipe são compartilhadas informações, ideias e demais complementos que juntos poderão influenciar positivamente no aprendizado.

Com a junção de todas estas habilidades, o grupo consegue compreender de forma objetiva e efetiva o material estudado, aumentando suas chances de sucesso em avaliações e vestibulares.

Confira a seguir mais sobre os grupos de estudos e como formar uma equipe ideal.

Qual a importância de um grupo de estudos?

Um grupo de estudo é um ótimo utensílio na hora de se dedicar aos estudos. Por meio dele você é capaz de evitar a procrastinação e o tédio que permeiam os pensamentos na hora de sentar-se e focar no aprendizado. Acompanhado de seus colegas é possível reforçar o conteúdo estudado de forma dinâmica, se mantendo em dia com os conteúdos estudados na sala de aula.

Outro ponto positivo é a possibilidade de compartilhar dúvidas, ideias, opiniões e conhecimentos, além de debater os diversos pontos de vista sobre um material estudado. Com isso é possível absorver com maior facilidade o conteúdo e também criar um senso crítico sobre o assunto, o que permite debater com maior consistência as temáticas propostas.

Vale ainda citar a parte da interatividade, afinal estudar com amigos é bem melhor do que estar sozinho em um quarto durante horas. Por meio do contato com outras pessoas sempre aprenderemos algo novo, assim como essa troca de experiências é capaz de trazer diversão em um momento tedioso de estudos.

Como formar um bom grupo de estudo?

Se você nunca participou de um grupo desse tipo, pode se sentir perdido na hora de iniciar o projeto. Já para quem participou, sabe-se que as coisas precisam ser bem-organizadas e levadas a sério para que o grupo não vire uma bagunça. Confira algumas dicas para montar um grupo de estudos ideal.

Limite o número de participantes

Duas cabeças pensam melhor do que uma, entretanto, muitas pessoas juntas podem tornar a situação desorganizada e confusa. Um grupo com muitos membros possibilita conversas paralelas e desavenças devido à dificuldade de controle, podendo tornar a experiência péssima e desgastante.

Opte por montar um grupo de 3 a 5 pessoas, assim é mais fácil de se concentrar e ainda traz uma quantia interessante de opiniões para debates e trocas de experiências. Além disso, um número limitado de participantes possibilita uma maior integração entre membros, se tornando próximos mais facilmente e assim ninguém acaba se sentindo isolado ou deslocado dentro da equipe.

Caso exista uma quantidade maior de estudantes interessados, uma alternativa é dividir o pessoal em dois ou mais grupos, mantendo essa média de 3 a 5 integrantes em cada, revezando os participantes entre os grupos a cada encontro.

Defina um local para as reuniões

Após a formação do grupo, o próximo passo é determinar onde serão realizados os encontros de estudos. É importante que essa escolha de local seja feita em consenso, determinando uma localidade próxima e de fácil acesso a todos. O lugar em si pode ser na casa de alguém, na biblioteca ou na própria instituição de ensino, o importante é que o ambiente seja confortável, calmo, silencioso e sem distrações.

Estabeleça dias fixos para os encontros

O grupo de estudos deve ser levado a sério, como se fosse um horário de aula extra. Com isso, é preciso determinar dias e horários fixos para os encontros, mantendo assim uma rotina de estudos. É importante que essa data seja seguida a risca de modo que crie uma regularidade e os membros se acostumem que em certo dia da semana terá que se dedicar exclusivamente para essa reunião em prol do conhecimento.

Outro ponto importante é implementar uma lista de presença para que seja avaliada a frequência dos participantes. Isso facilitará a análise de participações e se as possíveis faltas estão prejudicando o andar da equipe.

Incentive os debates

O ato de apenas decorar os conteúdos não é dos melhores para aprender sobre um tema em si, e também se fosse para estudar desse modo não necessitaria de um grupo de estudos. Uma vantagem desse tipo de reunião em equipe é a realização de debates, um ótimo método para compreender materiais estudados e aprender informações diferentes que não estavam disponíveis em sua pesquisa.

O debate evita que a pessoa decore apenas uma única resposta padrão, fazendo que o participante analise a situação, reflita e responda de modo crítico, avaliando as hipóteses e possibilidades, podendo até mesmo mudar de opinião sobre determinado assunto.

…..

Os grupos de estudos são grandes aliados na hora de se dedicar na adesão de conhecimentos. Com as dicas, é possível dar início a sua primeira equipe ou aperfeiçoar uma já existente, proporcionando assim uma maior efetividade na hora de estudar.