Comunicação interna e a liderança inovadora em uma organização: os conceitos de planejamento estratégico a busca pelo sucesso no empreendedorismo

Você está visualizando atualmente Comunicação interna e a liderança inovadora em uma organização: os conceitos de planejamento estratégico a busca pelo sucesso no empreendedorismo

Este artigo tem como objetivo principal analisar a importância do planejamento estratégico para a comunicação interna e a liderança inovadora em uma organização. Inicialmente, discute os conceitos de planejamento estratégico, comunicação interna e liderança inovadora, bem como a função dos líderes neste processo.

Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas pela comunicação interna se desenvolve paralelamente à comunicação administrativa.

Visa-se também proporcionar meios para promover maior integração dentro da organização mediante diálogo, troca de informações e experiências e participação de todos os níveis, que inclui o sistema de informação como uma quarta forma de comunicação, na qual estão agregadas as informações armazenadas em bancos de dados.

O empreendedorismo cria as condições para que as pessoas possam desenvolver os seus talentos e habilidades e aplicá-los na melhoria permanente dos resultados de seu trabalho. Já é lugar comum dizer-se que no auge da liderança está a capacidade de comunicar. Assim, a comunicação é fundamental para o exercício da influência, para a coordenação das atividades grupais e, portanto, para a efetivação do processo de liderança.

O êxito do líder está relacionado com a sua habilidade de se comunicar com outros. Esse processo engloba a utilização sistemática de símbolos para transmitir informação e alcançar entendimento sobre uma situação. Apesar de termos muitas formas de obter informações e conhecimentos, nem sempre estamos nos comunicando eficazmente. Numa empresa não é diferente. O sucesso do empreendedorismo pode ser comprometido pela falta de um planejamento estratégico na comunicação interna (entre os líderes e seus colaboradores) e externa (entre os clientes e fornecedores).

 Prof. Me. Túlio Cícero Cruz

Docente do Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Ateneu

Mestre em Educação, tem MBA em Gestão Empresarial Estratégica e é graduado em Administração de Empresas

Conheça o Curso de Processos Gerenciais da UniAteneu.