Câncer e estilo de vida

• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Câncer e estilo de vida

O câncer é um grupo de doenças complexas que se diferencia conforme o tipo celular do qual se originam. É caracterizado pelo crescimento desordenado das células e varia em sua velocidade de desenvolvimento, capacidade invasiva e resposta ao tratamento. O câncer surge a partir de alterações genéticas, as mutações, que podem ter origem física, química ou biológica.

O acúmulo dessas mutações torna o câncer a doença genética mais comum entre os humanos. Apenas cerca de 10% das neoplasias têm relação direta com a herança de genes relacionados ao câncer. Isso significa que cerca de 90% dos casos estão associados a causas externas relacionadas ao estilo de vida, ou seja, às escolhas que fazemos!

Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), aproximadamente um terço dos casos de câncer poderiam ser evitados, pois a maioria das causas é provocada por fatores externos. Determinados fatores de risco podem aumentar as chances de desenvolver câncer. Esses fatores incluem o alcoolismo, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, os agentes infecciosos e a exposição à radiação e à substâncias cancerígenas.

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o sedentarismo é responsável por alguns tipos de cânceres, mesmo em pessoas com peso corporal adequado. É necessário que as pessoas recebam as informações e sejam orientadas na melhora dos hábitos e mudanças no estilo de vida. Dessa forma, a prevenção primária do câncer é a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo a prática regular de atividade física, a manutenção do peso corporal saudável e o consumo moderado ou ausente de álcool.

Profª. Drª. Denise Rocha Nepomuceno dos Santos
Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Ateneu
Doutora e mestre em Bioquímica e Biologia Molecular e graduada em Ciências Biológicas

Conheça mais sobre o Curso de Farmácia da UniAteneu.