As tecnologias de interação na prática docente e o uso das redes sociais na Educação

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Os professores a cada dia são desafiados a incluir em sua prática pedagógica o uso de tecnologias. Tal inclusão vem sendo muito exigida, tornando um desafio repensar atuais concepções e práticas. Cada vez mais cedo, o uso das redes sociais começa a fazer parte do nosso dia a dia. Isso já é uma realidade, principalmente, no cotidiano dos alunos. Além de sua capacidade de entretenimento, de trocas sociais e fácil acesso a informações, elas podem se tornar uma grande aliada em sala de aula. O professor pode fazer uso deste meio, desde que seja bem planejado e que também sejam oferecidos os recursos necessários para tal prática. Não podemos fechar os olhos para o poder de atração que as redes sociais exercem, independente de idade e classe social. Assim sendo, a escola não pode ignorar essa ferramenta de interação que pode ser contextualizada e adaptada ao ambiente escolar.

Durante algum tempo, as mídias digitais vieram enfrentando resistência por parte dos educadores, mas com o uso da Internet mais acessível e frequente, esse panorama vem se modificando. O governo e suas esferas vêm fazendo campanhas em prol da inclusão digital, fazendo com que a população tenha acesso não apenas ao lazer, mas também à cultura e oportunidades melhores de emprego, através de cursos on-line que vão desde a capacitação profissional à própria graduação e outros cursos. Com essas campanhas, o governo procura democratizar o acesso às tecnologias levando os dispositivos móveis, Internet e cursos de formação para a população.

Apesar desses incentivos para que esta inclusão ocorra, não podemos esquecer de um dos personagens fundamentais nesse contexto: o professor e a sua formação para trabalhar com essas tecnologias e assim fazer um uso adequado das redes sociais na Educação. Toda profissão precisa de uma formação continuada, de uma atualização constante, principalmente, para quem trabalha ou pretende trabalhar com assuntos informatizados, pois estes sofrem constantes mudanças e em ritmo acelerado. Sobre a formação, temos muito a refletir e a analisar. Mas uma coisa é necessária, os professores precisam ser capacitados com e para as novas tecnologias.

Como pedagoga, percebo a necessidade de um aprofundamento dessas novas práticas docentes utilizando as redes sociais, para que se possa ter um uso adequado e efetivo a favor da Educação.

Profª. Lucíola Lima Caminha Pequeno

Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu

Especialista em Docência em Educação à distância e pedagoga

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