Caro leitor, inicio a escrita desse artigo com as seguintes indagações: você sabe ensinar ou já ensinou alguém? Você já aprendeu algo novo? Já ouviu falar sobre Pedagogia? Sobre a função de um pedagogo? Se você está lendo este texto, provavelmente a sua resposta será “sim” para todas as respostas acima. Porém, acredito que a maioria das pessoas não entendem dos processos que envolvem ensinar e aprender, muito menos, sobre o conceito de Pedagogia e a função do pedagogo.
Antes de apresentarmos o conceito de Pedagogia, é preciso saber que existem dois tipos de Educação, a formal (escola, universidade e instituições de ensino em geral) e a informal (acontece em casa, nos espaços de convivências). Na atualidade, nos deparamos constantemente com diferentes processos pedagógicos em diversos contextos, pois todo mundo tem algo a ensinar e a apreender. No entanto, poucas pessoas procuram entender sobre o que é Pedagogia. Muitos possuem uma visão equivocada desta profissão, considerando que a sua função está voltada para cuidar de crianças nas escolas.
Em contrapartida, precisamos esclarecer que a Pedagogia é a ciência da Educação que estuda os processos do ensinar e do aprender, no qual se faz presente em diferentes cenários da vida dos sujeitos que vivem em sociedade. O pedagogo tem diferentes funções e espaços de trabalhos, como por exemplo, escolas, universidades, hospitais, empresas, quartéis e projetos sociais. Dessa forma, podemos dizer que os processos pedagógicos estão presentes no cotidiano de várias profissões. Contudo, profissionais, por vezes, não sabem que utilizam conhecimentos pedagógicos em sua prática profissional. Por isso, a Pedagogia está em todos os lugares, afinal, estamos o tempo todo ensinando e aprendendo.
Prof. Dr. Carlos Alexandre Holanda Pereira
Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu
Doutor e mestre em Educação, especialista em Fisiologia do Exercício Prescrição do Treinamento e graduado em Pedagogia e em Educação Física
Saiba mais sobre o Curso de Pedagogia da UniAteneu.