O desenho técnico é uma vertente específica do desenho que é caracterizado pela normatização e utilização que faz da geometria descritiva (vistas ortogonais, cortes, distâncias, planificação de sólidos e áreas), da geometria analítica, das perspectivas e dos desenhos geométricos. O desenho técnico é o meio de comunicação entre o projetista e o executor. Nele, constam todos os elementos, referências e informações pertinentes ao projeto. Por causa da sua importância, foram designadas normas técnicas para a representação gráfica dos projetos, a partir do século XIX, após os conhecimentos já difundidos pela geometria descritiva no século XVIII.
A evolução, a padronização e o avanço dessas normas possibilitaram que o desenho técnico começasse a ser representado em ambientes digitais. Facilidade esta que proporcionou uma otimização do tempo de trabalho, pois os desenhos eram desenvolvidos de forma mais rápida, os erros podiam ser concertados e mais de uma pessoa podia trabalhar no projeto (prancha), características que contribuíam para acelerar a produção e “economizar tempo”.
O nome do AutoCAD deriva da sigla em inglês CAD (Computer Aided Design), que em português pode ser traduzida como Desenho Assistido por Computador (DAC), e mostra a importância dessa ferramenta para representação gráfica ligada à construção civil. Uma das suas principais funções é a elaboração de desenhos técnicos, em duas dimensões, e para a criação de peças tridimensionais. O software foi criado e comercializado pela Autodesk, Inc. em dezembro de 1982.
É uma ferramenta de grande utilização nas áreas da arquitetura, engenharia e construção. Ele é bastante utilizado para a concepção de projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidros sanitários, dentre tantos outros. Ainda que o CAD seja de “fácil” utilização e aprendizado, é preciso ter um conhecimento prévio das áreas de conhecimento já citadas. O programa vetoriza elementos criados pelos usuários, fazendo-se necessário, às vezes, o entendimento de assuntos tratados na geometria (diâmetro, tangência, eixos, dentre outros) para a compreensão dos processos executados pelo computador.
Após essas informações, percebemos a importância da utilização do programa em questão e como ele economiza tempo e facilita a representação gráfica para a indústria de AEC (arquitetura, engenharia e construção) e para os demais segmentos que utilizam os programas CAD como ferramenta principal de trabalho. Apenas a título de curiosidade, o AutoCAD 2023 é a versão mais recente do software e é a 36ª edição desenvolvida pela Autodesk, e foi lançada dia 29 de março de 2022.
Profª. Ma. Beatriz Alcântara Castelo
Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Gestão Urbana e graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Creative Industries
Saiba mais sobre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu.