Os benefícios para a saúde da ingestão de fitoquímicos

• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Os benefícios para a saúde da ingestão de fitoquímicos

Os fitoquímicos são substâncias que, além de propriedades químicas, conferem cor aos alimentos, sendo comumente encontradas em frutas, folhas, legumes e raízes. À título de exemplo, tem-se o betacaroteno, presente em alimentos de cor alaranjada como o mamão, a abóbora e a cenoura. Já outros são de cor roxa, como a antocianina, presente na beringela, ou de cor vermelha, como o licopeno presente no tomate e na goiaba.

Tais substâncias, independentemente da cor, trazem benefícios para a saúde, especialmente, devido à ação antioxidante, anti-inflamatória ou anti-tumoral, contribuindo para o bem estar do indivíduo e prevenindo doenças. Desse modo, quanto mais colorida for uma refeição mais saudável ela será. Contrariamente a essa lógica, é necessário dizer que os organismos aeróbios precisam de oxigênio para viver, no entanto, parte do oxigênio captado não exercerá o seu devido papel e ficará no organismo de forma residual. Assim, surgem as espécies reativas de oxigênio (EROs), conhecidas também como radicais livres, espécies químicas que atacam as células do corpo e o DNA, provocando envelhecimento ou doenças.

Os fitoquímicos, por sua ação antioxidante, neutralizam a ação dos radicais livres, protegendo as células e promovendo saúde e longevidade. À vista disso, estudos revelam que os carotenóides luteína e a zeaxantina são capazes de evitar a degeneração macular e de prevenir a perda visual ou doenças oculares, sendo consideradas o alimento da visão. Essas substâncias estão presentes em vegetais amarelos e alaranjados, gema de ovo e frutas. Acerca dessa lógica, existem estudos que mostram que fitoquímicos encontrados no cajá podem exercer efeito gastroprotetor e cicatrizante.

Outro aspecto relevante é que essas substâncias reforçam o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo. As frutas cítricas como acerola, limão e laranja, além de apresentarem vitamina C, conhecida por sua ação antioxidante e imunológica, também apresentam compostos bioativos com ação hepatoprotetora, cardioprotetora e neuroprotetora, além de ação antimicrobiana.

Diante do exposto, pode-se concluir que uma dieta saudável inclui frutas e vegetais diversos ricos em bioativos que atuam no combate ou na prevenção de doenças. Além disso, uma alimentação rica em fitoquímicos previne o envelhecimento precoce e garante uma pele mais bonita.

Profª. Drª. Nila Maria Bezerril Fontenele
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Bioquímica, mestra em Saneamento Ambiental e graduada em Ciências Biológicas

Saiba mais sobre o Curso de Nutrição da UniAteneu.