A importância de um percurso formativo para o aluno de Moda

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Oportunizar a capacitação e inserção do jovem no mercado de trabalho com visão global e indivíduo pensante é um desafio vivenciado atualmente. Traçar um itinerário deve levar o aluno a refletir e alcançar a consciência da importância de se pensar na essência, eixo, alma do mercado de moda. De acordo com o percurso trilhado pelo estudante, o mesmo se prepara e assume seu protagonismo e deve estar apto a atender à demanda do setor.

Nesse cenário, torna-se fundamental pensar as associações necessárias que tornarão sustentável a existência das empresas com sua necessidade de mão de obra, esquadrinhar clusters e traçar os arranjos produtivos locais (APLs) como uma forma de consolidar toda a cadeia produtiva. Seguindo um dos trajetos de acordo com suas habilidades, o jovem entra no mercado com conhecimento atualizado e adequado às carências do “novo” mercado de moda de Fortaleza.

Temas como sustentabilidade e economia solidária levariam o estudante aos modelos de processos conscientes, visão sistêmica e economia circular e inclusiva. Se o aluno opta por explorar a comunicação de moda, já se pensa em branding, produção de conteúdo de moda, tecnologias e softwares. O estudante pode optar por arranjos produtivos locais e focar nos clusters e operação de redes de negócios ou ainda tem a opção de atuar com cultura de moda. São possibilidade diversas, tais como, convergências: roupa x arte x moda, processos criativos: têxteis e modelagens, moda e semiótica, metodologia aplicada à pesquisa em arte e moda etc.

Além de tantas possibilidades de atuação, é importante que o professor, que pode ser o “guia” desse percurso, estimule e apresente ao aluno a viabilidade e os trâmites para que esse aluno, já ciente das suas escolhas, possa vir a ser um empreendedor e fazer sua própria trajetória. Afinal, essa é a tendência de mercado para a próxima década.

Profª. Sylvana Cardoso de Aquino Monte
Docente do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Novas Tecnologias em Educação, tem MBA em Pedagogia e Psicopedagogia e é graduada em Estilismo e Moda

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