A importância da Hematologia no cotidiano

• Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente A importância da Hematologia no cotidiano

A Hematologia dedica-se justamente a decodificar os componentes do sangue, analisando suas morfologias e fisiologias em busca de alterações que possam sinalizar doenças ou problemas de saúde. Por isso, a Hematologia estuda também os tecidos formadores de sangue, em especial, a medula óssea. Um dos campos de atuação para o profissional desta área é a análise laboratorial. Nela, o profissional avalia as alterações na quantidade e na estrutura das células do sangue. Outra possibilidade são os bancos de sangue, nos quais atua no processamento e tratamento do sangue, aferindo a compatibilidade entre doadores e receptores e auxiliando na transfusão sanguínea.

O profissional da saúde habilitado em Hematologia pode contribuir no diagnóstico e no estudo de doenças relacionadas ao sangue, além do perfil do profissional para atuar nesta área. Dentro da Hematologia, existem muitas áreas de pesquisa que o profissional biomédico pode trabalhar. Podemos citar as hemoglobinopatias, que são as anemias hereditárias, e as leucemias, que são doenças malignas originadas na medula óssea, onde as células do sangue são produzidas.

Infelizmente os casos de leucemia estão aumentando na população, demonstrando a importância de pesquisa nessa área. O próprio transplante de medula óssea é outra área que ainda tem muito a ser descoberto, assim como linfomas, distúrbios de coagulação e alterações plaquetárias. Contudo, é notável como essa área de estudo e pesquisa pode ser promissora para o profissional que escolher esse campo.

Prof. Me. Francisco Mário Sidney Oliveira
Docente do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Microbiologia Médica e graduado em Biomedicina

Saiba mais sobre o Curso de Biomedicina da UniAteneu.