A importância da Nutrição no controle da dislipidemia

• Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente A importância da Nutrição no controle da dislipidemia

A dislipidemia é um distúrbio metabólico caracterizado pela alteração dos níveis de lipídios (gorduras) no sangue e é considerada como um dos principais determinantes da ocorrência de doenças cardiovasculares (DCV) e cerebrovasculares, dentre elas, a aterosclerose. As alterações do perfil lipídico podem incluir elevação do colesterol total, alteração de suas frações (HDL-colesterol/LDL-colesterol) e aumento dos triglicerídeos.

Apesar do colesterol apresentar muitas funções biológicas importantes, como precursor de hormônios, vitamina D e ácidos biliares, seus níveis elevados no sangue, denominado de hipercolesterolemia, é considerada uma doença silenciosa que pode causar diversos males ao organismo. O consumo de grandes quantidades de gordura saturada, encontrada, principalmente, em alimentos de origem animal, como algumas carnes, toucinho, leite integral e seus derivados, está associado ao aumento das taxas de colesterol total e LDL.

De acordo com a última atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a substituição parcial de ácidos graxos saturados por mono e poli-insaturados, como os presentes em óleos vegetais e alguns peixes, apresentou bons resultados na prevenção e tratamento das dislipidemias, e consequentemente, na redução de risco de eventos cardiovasculares.

Nos últimos anos, o padrão alimentar e o estilo de vida saudável ganharam evidência em diversos estudos realizados e reforçaram a importância do incentivo à alimentação saudável, juntamente da orientação sobre a seleção dos alimentos e as possíveis substituições alimentares, sempre em sintonia com a mudança do estilo de vida.

Profª. Drª. Denise Rocha Nepomuceno dos Santos
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu
Doutora e mestra em Bioquímica e Biologia Molecular e graduada em Ciências Biológicas

Saiba mais sobre o Curso de Nutrição da UniAteneu.