A importância da gestão de custos na tomada de decisão

Você está visualizando atualmente A importância da gestão de custos na tomada de decisão

Que importância tem a gestão de custos numa tomada de decisão? Para se ter o controle dos gastos, a gestão de custos é fundamental para a tomada de decisão, sendo de suma importância para as organizações, caracterizando-se pelo controle; e decisões que devem ser tomadas mediante a realidade atual do mercado globalizado. É preciso ter conhecimento de causa, ou seja, é preciso conhecer seu negócio, ter competências para gerenciar e controlar os gastos tanto no setor produtivo quanto na comercialização de produtos e serviços.

É preciso conhecer a divisão de custos: custos variáveis e fixos, sendo os custos fixos os gastos realizados com pagamentos de funcionários, aluguel e pagamento de contas, pois são gastos que se refletem os gastos feitos para produzir o produto, ou comercializá-lo, bem como na comercialização e prestação de serviços.

Na tomada de decisão, é preciso conhecer estratégias em relação aos preços e previsões de vendas, proporcionando um preço adequado ao consumidor, sendo necessário projetar o volume de vendas para que se obtenha lucro, sendo necessário analisar toda contabilidade de custos, ou seja, custear todos os itens como os produtos, serviços e estoques que a organização possua. É preciso ter e ser um diferencial no mercado consumidor, conhecendo o comportamento e todas as atividades inerentes aos custos do seu negócio.

Um diferencial será o controle de seus gastos, classificá-los e alocá-los produto por produto e volume de vendas. A partir desse momento, significa que você conhece sua realidade, conhece onde estão os pontos de divergências e suas origens, o que vai te permitir determinar quais são suas margens de lucro e de contribuição produto por produto, conhecer volume de vendas e o ponto de equilíbrio. A partir desse momento, você vai ter conhecimento e controle dos seus gastos e despesas dentro do planejado e estimado, tomando medidas e decisões para manter o controle de seus custos e despesas dentro do planejado e esperado.

Um ponto que não pode ser relevado é em relação à competitividade do mercado, pois o mercado hoje é muito dinâmico e encontra-se em constantes mudanças, em que os preços são muito competitivos e a qualidade do produto não pode ser deixada de lado, e que devem ser levados em consideração na (s) tomada (s) de decisão (ões), pois vivemos em um mundo que se encontra totalmente na era dos dados (big data), em que as informações são muito dinâmicas, tornando-se um diferencial nas estratégias de contabilidade de custos, marketing e logística de mercado, tornando-se uma bússola no direcionamento nas tomadas de decisões.

Prof. Dr. Júlio César de Sales
Docente do Curso de Logística do Centro Universitário Ateneu
Doutor em Agronomia, mestre em Engenharia Agrícola e graduado em Agronomia

Saiba mais sobre o Curso de Logística da UniAteneu.