A Drenagem Linfática Manual (DLM) realiza a captação, reabsorção e liberação da linfa. Essa técnica é realizada com pressões suaves e lentas, atuando efetivamente no edema, na qual se caracteriza como uma disfunção caracterizada pelo acúmulo de macromoléculas no interstício celular devido ao mau funcionamento do sistema linfático. Durante a gestação, o sistema linfático fica comprometido, boa parte causado pelas alterações hormonais, que acaba gerando edemas, incomodo ao longo do corpo e baixa autoestima na mulher.
De acordo com Souto (2016), o edema gestacional é definido como um excessivo acúmulo de líquido nos tecidos, tornando-se mais grave quando o seu aparecimento ocorre de forma súbita. Cerca de 1/3 das grávidas exibe edema generalizado em torno da 38ª semana de gestação. A adesão da gestante para com o procedimento estético de drenagem linfática pode lhe proporcionar um melhor funcionamento linfático, facilitação do retorno circulatório, com consequente redução do edema e relaxamento corporal. Com tudo isso, gera um estímulo a mais em sua autoestima.
O procedimento de DLM no tratamento do edema gestacional pode-se obter, de forma simples e eficaz, resultados satisfatórios, possibilitando o seu uso seguramente como terapêutica aplicada em seu processo de edema, vindo por muitas vezes sendo indicado pelo profissional médico que faça acompanhamento.
Em nossa atualidade, com crescimento do mercado estético, o procedimento de drenagem linfática vem sendo cada vez mais propagado com sua positividade durante o período gestacional, no qual mulheres tendem a buscar o procedimento logo após o período recomendado, que são de 12 semanas, vindo a realizar a técnica de 1x a 2x por semana até o fim de sua gestação.
Profª. Marina de Araújo Martins
Docente do Curso de Estética e Cosmética do d
Especialista em Cosmetologia e graduada em Estética e Cosmética
Saiba mais sobre o Curso de Estética e Cosmética da UniAteneu.