Quem educa: família ou escola?

• Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente Quem educa: família ou escola?

“A família educa e a escola ensina”. Esta frase é amplamente utilizada em rodas de conversa ou nas redes sociais e parece de fácil aceitação entre todos. Contudo, é importante refletir um pouco sobre a ideia embutida nesta frase, de que a escola não deve se ocupar da educação, somente da instrução, ou a ideia de que educar não significa ensinar.

Entendendo a educação como fenômeno social, ela está inserida nas mais diversas instâncias da sociedade. Nos educamos no âmbito familiar, nos espaços religiosos, identificamos processos educativos nas mídias como televisão, rádio, Internet e até podemos dizer que a educação está no ambiente profissional, além de transitar pelas ruas e comunidades.

A educação faz parte de nossas vidas, ela acontece de diversos modos em diferentes espaços sociais. Onde encontramos seres humanos reunidos, encontramos processos educativos em ação. Estes processos educativos nada mais são do que a educação sendo praticada carregada de intencionalidade ou não. Neste percurso, a educação que começa no seio familiar, passa a ser realizada por outra instância social, em outro espaço, pensado e sistematizado para isso. Este espaço é a escola, que tornou-se um dos espaços educativos institucionalizados.

E qual o papel da educação na sociedade? É importante refletir se a educação é influenciada pela sociedade, apenas reproduzindo tudo o que acontece na sociedade? Ou se é a educação quem influencia a sociedade provocando mudanças em seus indivíduos e em sua estrutura?

O fato é que a escola é um dos espaços educativos da sociedade, e educação e sociedade percorrem vias de mão dupla, em que uma influencia e transforma a outra. Consequentemente, a escola como espaço educativo, dialoga com a sociedade e a sociedade dialoga com a escola.

Porém, todos nós temos papel importante nessa tal educação. Todo indivíduo inserido na sociedade é educador de si e do outro, não deveria existir omissão da função educativa, pois todos os espaços sociais e os sujeitos inseridos nesta sociedade desempenham papel importante para a educação, afinal, a educação está em toda parte, de maneira intencional ou não, formalizada, institucionalizada ou não.

Portanto, a família educa e a escola também, visto que, à escola não cabe apenas mera reprodução de códigos, métodos e técnicas. A escola tem um objetivo, e se for uma escola comprometida com a formação do sujeito crítico, pensante, ativo na transformação da sociedade, esta escola vai além de ensinar conteúdos hierarquicamente decididos e que muitas vezes nem dialogam com a realidade e o contexto do educando, ela vai educar para a vida em sociedade, assim como a família, usando recursos e estratégias diferentes, mas visando o mesmo objetivo social.

Profª. Drª. Aline da Silva Sousa
Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu
Doutora e mestra em Educação e graduada em Pedagogia

Saiba mais sobre o Curso de Pedagogia da UniAteneu.