A importância da gestão de crédito e risco nas empresas e instituições

Você está visualizando atualmente A importância da gestão de crédito e risco nas empresas e instituições

A gestão de crédito e risco tornou-se uma questão de grande relevância para as empresas e instituições em todo o mundo, independente do porte, auxiliando as empresas a lidar com possíveis incertezas e riscos, permitindo que elas tomem decisões mais informadas e eficazes. Além disso, podendo contribuir para a redução da exposição das empresas a prejuízos financeiras, contribuindo para a criação de valor a longo prazo e permitindo que as empresas respondam de maneira mais eficiente a mudanças no ambiente econômico.

Envolvendo a avaliação da capacidade dos tomadores de crédito (agentes deficitários) de devolver o capital emprestado, bem como a identificação e mitigação de riscos associados ao processo de concessão de crédito, a gestão das etapas e requisitos que envolvem estes procedimentos de concessão de recursos dos agentes superavitários para os deficitários é uma área de extrema importância nas empresas e instituições.

Esse processo envolve uma avaliação cuidadosa da situação financeira do tomador de crédito, o que inclui sua capacidade de pagamento, baseado em demonstrativos financeiros básicos, bem como uma análise do contexto macroeconômico, a fim de identificar, medir, monitorar e gerenciar os riscos que as empresas estão expostas, ajudando a proteger as empresas e instituições de perdas financeiras e a melhorar a eficiência de operações e a tomar decisões mais informadas, aumentando a confiança dos investidores, reduzindo custos operacionais e acelerando o crescimento a longo prazo.

Este processo de gestão deve ser parte crucial da estratégia geral de gerenciamento de risco, pois a mensuração eficaz desse risco se mostra peça essencial para a continuidade dos negócios, especialmente, durante momentos de incerteza política e econômica, contribuindo para a sustentabilidade a longo prazo e o crescimento em um ambiente comercial desafiador.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GORDON, M. B.; GRAHAM, J. R. Managing Risk Management. Chicago. AFA, 2012 Chicago Meetings Paper.

Prof. Me. Patrício Allyson Henrique Grangeiro
Docente do Curso de Gestão Financeira do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e graduado em Ciências Econômicas

Saiba mais sobre o Curso de Gestão Financeira da UniAteneu.