Sou cabeleireira a mais de 30 anos e sempre me dediquei muito ao conhecimento das matérias-primas dos cosméticos e como devemos usar. Atuo hoje, profissionalmente, como professora, cabeleireira, biomédica esteta e terapeuta capilar. Vou falar um pouco das recorrentes perguntas que me fazem sobre: Quando devo lavar meus cabelos? Qual xampu devo usar para lavar meus cabelos? Devo condicionar sempre que lavar? Quando devo usar máscaras e qual tipo de máscaras (hidratante, nutritiva e/ou reconstrutora)? Devo usar a máscara em qual momento (antes do condicionador ou depois)?
A necessidade de lavagem está diretamente relacionada ao estilo de vida de cada indivíduo, considerando que o couro cabeludo (que é pele), vai apresentar características diferentes de pH, quantidade e qualidade de oleosidade e suor e microbioma diferentes. Entendendo estas colocações, vamos relacionar umas hipóteses terapêuticas para conduzir o tema. Indivíduo que exerce suas funções trabalhistas exposto ao sol diariamente e que usa um capacete de segurança com carga horária diária de oito horas; um outro trabalhador da cozinha de um grande restaurante, que é responsável por todas as frituras que são solicitadas e usa touca descartável diariamente por aproximadamente oito horas; e temos os outros que não executam atividades que necessitam de exposições ao sol, abafamento, tração (prender). Eu poderia eu citar várias outras, mas vamos focar nessas.
Para cada caso dos que foram apresentados, temos necessidades diferentes de lavagem e de produtos. O que deve ser considerado, prioritariamente, é o quadro de saúde de cada um dos casos que foram apresentados, considerar os alimentos que são ingeridos por cada um, volume se água, ingestão de gaseificados, para ser analisado o grau de inflamação endógena, e por último, mas não menos importante, a rotina de higiene e os produtos que estão sendo usados.
Resumindo de uma forma simplista, os cabelos devem ser lavados todas as vezes que os indivíduos sentirem necessidade, ou por estarem sujos, engordurados, para refrescar o couro cabeludo… e várias outras. Para lavagem diária, é indicado uso de produtos com surfactantes suaves e com matérias-primas que possam oferecer uma hidratação ao couro cabeludo e haste, se os cabelos foram processados com produtos químicos e ou tração física mecânica. Além dos tensoativos suaves e dos hidratantes, é aconselhado o uso de reconstrutores da haste.
Profª. Ma. Adinete Maria Cavalcante Girão Mota
Docente do Curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Healthcare Management, especialista em Tricologia e Terapia Capilar, em Biomedicina Estética e em Cosmetologia e graduada em Biomedicina e Estética.
Saiba mais sobre o Curso de Estética e Cosmética da UniAteneu.