A atuação do cirurgião-dentista

  • Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente A atuação do cirurgião-dentista

– Introdução

O mercado atual exige um profissional dinâmico, capaz de atuar em diversas frentes e diferentes setores, que vão da saúde coletiva ao consultório privado; da estética às patologias bucais e sistêmicas.

– Áreas de atuação:

O profissional de Odontologia pode atuar em diversas áreas. Além dos cuidados dos dentes, atua no diagnóstico e tratamento das doenças da gengiva, dos ossos da face, dos tecidos moles da boca e na estética facial. Trabalha ainda no diagnóstico de patologias sistêmicas com repercussão bucal e oral com repercussão sistêmica.

O dentista pode participar de equipes médicas no controle de doenças coronarianas, avaliar e tratar lesões de pacientes que serão submetidos a transplantes e participar do tratamento do câncer bucal diretamente na equipe de cirurgia, ou na prevenção e no tratamento das lesões bucais que se manifestam com a Quimioterapia e Radioterapia. Outro campo importante de atuação é fazer parte da equipe que trata de crianças com fissura labiopalatais, tanto na cirurgia deste defeito grave, como na Ortopedia e Ortodontia.

A Imaginologia é outra especialidade que se consolidou muito com o advento do tomógrafo odontológico (tomografia cone beam) que apresenta as mesmas qualidades do tomógrafo médico, porém, com outras vantagens para a área de atuação do dentista. O preço, a comodidade e a menor quantidade de radiação tornam este meio de diagnóstico bem aceito pelos profissionais. As clínicas de imaginologia odontológica se expandiram muito nos últimos anos.

Áreas menos conhecidas como a atuação na saúde coletiva, na odontologia legal e na odontologia do trabalho é hoje uma realidade. A atuação na harmonização orofacial apresenta hoje uma grande aceitação por parte da população e, cada vez mais, cirurgiões dentistas se habilitam para atuar nesta especialidade, que só tende a crescer conforme aumenta a longevidade.

Em 2016, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) relatou as principais áreas em que profissionais de Odontologia podem atuar. Cita:

  1. Cirurgia geral
  2. Ortodontia
  3. Saúde coletiva
  4. Implantodontia
  5. Odontologia legal
  6. Traumatologia e Cirurgia bucomaxilofacial
  7. Odontopediatria
  8. Periodontia
  9. Odontologia estética
  10. Endodontia
  11. Odontologia do trabalho

Abordaremos abaixo as áreas de atuações menos divulgadas e recentes e a sua importância.

O papel do dentista na área de Saúde Coletiva

Em nível central ou distrital, deve atuar em equipes interdisciplinares no planejamento de políticas públicas saudáveis e no desenvolvimento de ações de vigilância da saúde da coletividade. Considerando os campos de ação propostos pela Carta de Otawa, as atribuições do cirurgião-dentista, em nível local, podem ser direcionadas para o fortalecimento de ações comunitárias, o desenvolvimento de habilidades pessoais e a reorientação dos serviços de saúde (https://scielosp.org/article/csc/2004.v9n1/131-138/).

O papel do cirurgião dentista na Odontologia Legal

As lesões provocadas ou geradas no ser humano necessitam de um exame denominado exame de corpo de delito. A legislação brasileira, por meio da lei nº 8051/66, possibilita o trabalho do profissional em Odontologia Legal, mas, mesmo assim, no Brasil muitos Institutos Médico Legais (IMLs) não contam, em seu quadro permanente de colaboradores, com especialista em Odontologia Legal, que são profissionais mais indicados e com formação específica para desempenhar tal função (http://www.rbmt.org.br/details/64/pt-BR/a-importancia-do-odontolegista-dentro-do-instituto-medico-lega).

O papel do cirurgião dentista na Odontologia do Trabalho

Com o intuito de discutir a importância da inserção da Odontologia do Trabalho no ambiente laboral das empresas, conclui-se que a Odontologia do Trabalho deve propiciar proteção ao trabalhador contra quaisquer riscos à sua saúde decorrentes da atividade laborativa ou devido a condições nas quais é realizada, principalmente, através do incentivo do uso dos equipamentos de proteção individual  (http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72722013000200002).

O papel do cirurgião dentista na Odontologia Estética

A ortodontia, a dentística restauradora, a cirurgia ortognática, a prótese, a implantodontia e a cirurgia periodontal já são áreas consagradas na estética dental e facial. Atualmente, a harmonização facial tem se destacado muito e abrindo novos campos de atuação. Harmonização orofacial (HOF) é uma área da Odontologia em grande crescimento e há uma grande procura tanto pelos profissionais, como por pacientes.

Em recente trabalho publicado pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR), a Drª. Maria Bibiana Bartolomei Grassi cita: “‘Hoje vejo dentro da odontologia uma grande oportunidade para a atuação dos cirurgiões dentistas (CD), visto que todos envelhecerão e a expectativa de vida da população nos últimos anos tem aumentado. Porém é necessário com grande urgência que se faça o reconhecimento e registro como uma especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), e que os dentistas tenham um treinamento adequado para atuar com segurança dentro de seus consultórios. É preciso lembrar que harmonizar uma face, não significa fazer uma aplicação de toxina botulínica, ou um preenchedor. Harmonizar a face é muito mais que isso, é um conjunto de fatores, incluindo principalmente a harmonização do sorriso. E ninguém melhor que o cirurgião dentista para realizar este papel” (http://www.cropr.org.br/uploads/revista/2018-12-cro-news-harmonizacao-orofacial.pdf)

– Conclusão:

Pelo exposto, observamos a amplitude de atuação do cirurgião-dentista no contexto atual, cabendo às faculdades de Odontologia se adequar às novas demandas de atuação.

– Bibliografia:

Prof. Ms. Carlos Antônio Moreira

Docente do Curso de Odontologia da UniAteneu

Mestre em Radiologia, especialista em Imaginologia e Patologia Bucal e cirurgião-dentista

Conheça o Curso de Odontologia da UniAteneu.