Os desafios da modelagem tridimensional no desenvolvimento de looks conceituais

  • Categoria do post:Moda / Topo
Você está visualizando atualmente Os desafios da modelagem tridimensional no desenvolvimento de looks conceituais
Fotos gerais

Antes de pontuarmos quais os desafios da modelagem tridimensional, é necessário compreender o que vem a ser modelagem e quais os tipos existentes no mercado de moda. De acordo com Duburg (2012), a construção de uma peça do vestuário poderá ser realizada tridimensionalmente (3D) ou bidimensional (2D). A modelagem plana, também chamada de bidimensional, é a mais utilizada na indústria do vestuário, afinal, é mais célere e o (a) modelista utiliza alguns tipos de réguas e papel para construir a modelagem. Já a modelagem tridimensional, ou moulage, ou draping, o (a) modelista faz uso do manequim industrial acolchoado, tecido algodãozinho e alfinetes.

No Brasil a marca mais utilizada de manequins para modelagem 3D é a Draft, tanto nos ateliês quanto nas escolas, faculdades, universidades ou centros universitários, como é o caso da nossa instituição, a UniAteneu. O uso do manequim padronizado com as medidas antropométricas, possibilita que o (a) modelista possa verificar como ficará sua peça, afinal, estamos modelando sobre o corpo. Além disso, há a possibilidade do (da) designer de moda colocar sua criatividade para “jogo”, ou seja, o fato de fazer uso do tecido e de alfinetes é possível criar as peças que estão em sua cabeça e se tornarão reais.

Quando falamos em criação de looks conceituais a partir do manequim para modelagem 3D, sempre me vem à mente as criações do estilista Ivanildo Nunes. Ivanildo, como gosto de chamá-lo, pois foi meu colega no curso de especialização, cria seus vestidos em manequins para modelagem 3D, ou seja, toda a sua criação tem que passar pela construção “arquitetônica” realizada sobre o manequim.

Os desafios que considero para os estudantes e novos designers são: a aquisição do manequim, que para alguns pode ser um preço exorbitante, afinal, os manequins padronizados custam em média R$ 960,00; os tecidos utilizados nos looks, algumas vezes são considerados caros e o desenvolvimento no tecido algodãozinho requer que depois seja testado no tecido que será utilizado realmente no look; e por fim, o tempo de desenvolvimento de um look conceitual, pois envolve um maior tempo do que a criação de um look comercial.

Mesmos com tais desafios, o resultado final é primoroso e outro ponto importante é que aqueles que pretendem trabalhar com modelagem tridimensional devem cursar uma graduação em Design de Moda, pois terão conhecimentos mais detalhados sobre o assunto e poderão aplicar tudo o que aprenderam em suas criações.

Referência

DUBURG, Annette. Moulage: arte e técnica no design de moda. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Profª. Ma. Cynthia de Holanda Sousa Matos

Docente do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu

Doutoranda em Design, mestre em Psicologia, especialista em Criação e Desenvolvimento de Produtos de Moda e bacharel em Direito

Conheça mais sobre o Curso de Design de Moda da UniAteneu.