Pós-graduação e trabalho: 6 dicas de como conciliar?

Você está visualizando atualmente Pós-graduação e trabalho: 6 dicas de como conciliar?

Após concluir a faculdade, o próximo passo para ser um destaque dentro do mercado de trabalho é buscar uma especialização. Esse passo é bastante desafiador, principalmente pela necessidade da maioria dos estudantes de conciliar os estudos com o trabalho diário em sua nova profissão. Dependendo da carreira, há até a possibilidade de exercer sua função de maneira autônoma, o popular freelance, o que permite uma maior flexibilização de horários, entretanto, nem sempre essa solução é possível.

Com a rotina de trabalho diária, é comum que o estudante acabe procrastinando em suas tarefas acadêmicas e tenha um desempenho abaixo do esperado na pós-graduação, podendo até chegar a uma desistência da conclusão no futuro. Com isso, separamos algumas dicas para que você consiga seguir firme na sua especialização conciliando-a com o trabalho.

Crie uma rotina de estudos

A rotina pode parecer desanimadora de início, entretanto e por meio dela que somos capazes de alcançar os melhores resultados. Quando falamos desse tema não estamos querendo dizer em fazer a mesma coisa todo dia até enjoar, mas sim de criar um hábito de se comprometer em fazer aquela função diariamente, sem procrastinar.

O primeiro passo é identificar seus picos de produtividade e ver em quais deles você consegue separar um tempo para se dedicar exclusivamente aos estudos. Determinando esses períodos, se comprometa a cumprir a rotina de que naquele dia da semana e horário você irá estudar, assim você treinará o seu cérebro para que ele entenda que naquele dia e horário deverá se concentrar para o aprendizado.

Há diversas técnicas que poderão ajudar na hora de adquirir o conteúdo, como o método Pomodoro. Esse sistema consiste em realizar pausas durante o estudo, proporcionando uma melhor absorção do conteúdo e um aumento de foco.

Neste em específico, você estudará por blocos de 25 minutos e descansará por 5 minutos entre cada sessão. Você poderá estudar a introdução da matéria no primeiro bloco, descansar, no segundo bloco resolver questões, descansar e assim em diante, até concluir 4 blocos. Após o quarto bloco de 25 minutos, o descanso deverá ser de 15 minutos.

Organizando seu horário você terá uma maior efetividade tanto no trabalho, quanto na sua especialização.

Aprenda a priorizar

Assim como em qualquer momento de sua vivência, você terá que fazer escolhas, e com o estudo não é diferente. Se você almeja conquistar seu diploma, tenha em mente que terá que fazer sacrifícios para alcançar esse objetivo. Se você se comprometeu a estudar em tal ocasião, não desvie do seu compromisso para ir em um bar, por exemplo, tenha foco e dedicação para que possa alcançar o sucesso.

Conheça seus limites

Estudar e trabalhar são situações que te deixarão esgotado e terá dias que você não conseguirá fazer nada ao chegar em casa, apenas dormir. Entenda que isso não é errado, é preciso compreender que há momentos que o desgaste tomará conta e você precisará descansar ao invés de forçar o estudo. Além disso, ao estudar com a mente cansada, você acabará não aprendendo o conteúdo e se estressando por não conseguir se concentrar.

Entre para um grupo de estudos

Estudar em grupo com amigos é uma motivação a mais para que você não deixe de se dedicar e opte por fazer outra coisa. Estudando em grupo você aprende com maior facilidade devido a possibilidade de tirar suas dúvidas diretamente com colegas que estão estudando o mesmo tema, além de poder debater sobre o assunto.

Esse tipo de situação fará com que você não lide sozinho com a pressão do período acadêmico e possa desenvolver amizades que passarão boa parte dos dias ao seu lado.

Estabeleça horários livres para se dedicar ao lazer

Pense na rotina estressante que é trabalhar e estudar, chega a ser desanimador e até depressivo caso você não dedique um tempo para você. Tire momentos para sair, fazer o que gosta, se divertir, afinal, não vivemos apenas para trabalhar e estudar.

Busque um equilíbrio na sua agenda, tenha períodos de lazer e cuide da sua saúde mental. Estar focado somente no trabalho e nos estudos, sem um momento de escape, fará com que se sinta frustrado e solitário, o que acabará prejudicando seu desempenho nos estudos e no trabalho.

Considere o modelo EAD

A educação a distância (EAD) é uma grande aliada quando se trata de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Por ser justamente a distância, o estudante não precisa se desgastar com deslocamento e com um maior tempo longe de casa.

Estudar no conforto de casa com todo o apoio que o EAD proporciona pode ser uma alternativa ideal para enquadrar uma especialização numa rotina corrida.

……

Agora que você já sabe que é possível se dar bem fazendo uma especialização e trabalhando, conheça as pós-graduações da UniAteneu e se inscreva hoje mesmo.