Educação Infantil: O desenvolvimento afetivo nos anos iniciais da criança

Você está visualizando atualmente Educação Infantil: O desenvolvimento afetivo nos anos iniciais da criança

Nos primeiros anos de vida escolar da criança, a relação afetiva é essencial para que ela possa interagir na rotina de sala de aula e assim evoluir como ser social. O afeto que o professor proporciona, durante essa etapa da educação básica, está relacionado aos cuidados ao proporcionar uma sala receptível, ambiente de tranquilidade durante as aulas planejadas e organizadas. A afetividade é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança.

A escola para a criança é um mundo novo, com pessoas diferentes. Esse espaço é hostilizado pelo aluno como uma ameaça onde aos poucos essa rotina vai sendo apropriada e aceita durante o processo. Portanto, o professor é uma peça essencial dessa etapa, pois como mediador da educação formal, ele deve estar preparado para tal função dentro da escola.

A afetividade na escola proporciona autoconfiança e autoestima. É através de uma relação segura entre alunos e professores e do trabalho de interatividade e troca de experiências que ficam evidentes os valores e o afeto, facilitando a comunicação e incentivando seus desejos e vontades. Com isso, o professor passar a valorizar suas qualidades e aptidões, promovendo a união e capacidade de cada um.

Profª. Cristiane Aragão Cabral
Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu
Mestrando em Ciência da Educação, especialista em Linguística Aplicada: Ensino de Língua Estrangeira e em Ciência da Educação e graduada em Pedagogia

Conheça mais sobre o Curso de Pedagogia da UniAteneu.