O processo empreendedor consiste no encadeamento de etapas, desde a concepção ao amadurecimento do negócio, iniciando-se pela identificação e avaliação de uma oportunidade, elaboração do plano de negócio, definição dos recursos necessários e suas fontes de financiamento, e ainda, a abertura e o gerenciamento do negócio. Para Dornellas (2008), existem vários fatores que contribuem para o processo empreendedor, os quais podem ser pessoais, sociológicos, organizacionais e ambientais, seja por vontade própria do indivíduo ou influência familiar, pela sua formação e educação recebida, ou até mesmo pelo ambiente e condições em que a pessoa está inserida.
Para David McClelland (1972), as características dos empreendedores de sucesso estão distribuídas em três grupos, os quais são: capacidade de realização, de planejamento e uso do poder. O empreendedor deve buscar se aperfeiçoar e expandir sua capacidade empreendedora. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor–GEM (2019), as pessoas empreendem para ganhar a vida, para fazer a diferença, para construir riquezas ou para dar continuidade numa tradição familiar. No entanto, as motivações acabam sendo por necessidade ou por oportunidade.
Em ambas as situações, é necessário se preparar bem para administrar um negócio, buscando capacitação através de cursos e consultorias que fortaleçam o empreendedor e possa reduzir os riscos do negócio. O plano de negócio é uma ferramenta indispensável. Nele, deve constar as informações necessárias para se fazer a análise de viabilidade do próprio negócio, bem como as projeções e metas que devem ser seguidos para a obtenção de um resultado positivo. Após a captação do recurso necessário, a última etapa do processo empreendedor compreende a legalização da empresa e a sua administração, constituindo-se uma atividade contínua enquanto o negócio existir.
Prof. Me. Paulo Roberto Martins Grangeiro
Docente do Curso de Administração do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, tem MBA em Gestão Estratégica de Marketing e graduado em Administração de Empresas. É consultor e palestrante nas áreas de marcas e patentes, plano de negócios, empreendedorismo e inovação.
Conheça mais sobre o Curso de Administração da UniAteneu.