Com o advento da globalização e crescimento empresarial, as tecnologias estão cada vez mais fazendo parte das entidades e, há pouco mais de uma década, a Internet surgiu como uma rede de computadores com acesso instantâneo às informações sobre produtos e serviços, tornando-se, assim, mais uma ferramenta essencial para ações vencedoras de Marketing.
Dessa forma, o Marketing Digital envolve não só ações que utilizam meios digitais interativos para obter resultados significativos para as empresas, como também proporciona uma maior interatividade entre o consumidor e os produtos que são oferecidos pelas companhias. A interação entre o consumidor e seu produto é um novo horizonte no Marketing. Há poucos anos atrás, quando da ausência desses recursos tecnológicos, o consumidor apenas poderia ver um anúncio somente em revistas, outdoors e jornais, onde as informações se limitavam apenas aquilo que estava exposto.
Nos dias de hoje, a tendência caminha para outra realidade, pois o consumidor quer também transmitir sua informação para os anunciantes. Essa troca de informações permite uma ampla rede de relacionamentos entre consumidor-consumidor, empresas-empresas, consumidores-empresa. Portanto, é necessário enfatizar a tendência de utilizar a Internet e as mídias sociais como estratégia de Marketing para alavancar os negócios e assim motivar a busca pelo conhecimento de algo novo e desafiador no campo da administração.
Prof. Leonardo Moura da Silva
Tem MBA em Gestão Financeira e Controladoria, graduado em Ciências Contábeis e graduando em Matemática (Licenciatura) e em Tecnologia em Telemática
Conheça mais sobre o Curso de Marketing da UniAteneu.