Empregabilidade em Nutrição

Você está visualizando atualmente Empregabilidade em Nutrição
Holding schematic meal plan for diet with various healthy products on the background. Weight loss and right nutrition concept. Eating food pyramid

É uma carreira ampla, diversificada, que tem se tornado bastante popular no Brasil, especialmente, junto a quem busca um estilo de vida mais de acordo com os novos tempos: alimentação consciente, livre de pesticidas, menos industrializada, mais saudável e que se encaixe na correria da vida moderna.

Embora seja uma carreira que tem ganhado espaço no mercado de trabalho brasileiro, a Nutrição também é uma área bastante concorrida. Quem quiser seguir nesta profissão vai ter que investir em uma boa formação e, posteriormente, em especializações de diversos tipos. As diversas áreas de atuação são em: consultórios, clínicas, supervisão de refeitórios, clubes esportivos, fornecedores de alimentos, agências de fiscalização, pesquisa acadêmica, indústria de alimentos, dentre outros.

O nutricionista é um profissional da área de Saúde que tem uma missão nobre: ajudar as pessoas a reverem seus hábitos através da reeducação alimentar. Ele passa anos estudando a estrutura e o funcionamento do corpo humano e o impacto de cada alimento na sua dieta cotidiana. No Brasil, em especial, vivenciamos uma epidemia de obesidade entre crianças e adultos.

Estudos indicam que mais de 50% da população está acima do peso. Se nada for feito, a estimativa é que em menos de 10 anos o país contabilize pelo menos 75 milhões de crianças nessa situação, o que nos colocará nas primeiras posições da lista dos países com mais obesos no planeta. Isso decorre de diversos fatores. Entre os principais responsáveis estão os maus hábitos alimentares (comida com alto teor de sódio e açúcar). Com isso, cresce o número de pessoas que buscam apoio profissional para perder peso ou melhorar a qualidade de vida com a ajuda da reeducação alimentar.

Ao mesmo tempo, com o advento da pandemia, pode ser observado um aumento progressivo da fome, e consequentemente, da desnutrição, o que torna fundamental a atuação do nutricionista em busca de alternativas para tentar suprir o déficit nutricional. É uma profissão com grande potencial de expansão nos próximos anos, também na área da Nutrição Esportiva (para melhorar o desempenho dos atletas) e acompanhamento nutricional para pacientes com doenças crônicas ou que se submeteram à cirurgia bariátrica (redução de estômago).

Os salários dos nutricionistas ainda variam muito, mas pesquisas de mercado indicam que as oportunidades mais lucrativas ainda estão nas grandes indústrias. Nelas, os profissionais trabalham elaborando cardápios e acompanhando a produção de alimentos nos grandes refeitórios dessas empresas. Outra área que oferece boa remuneração é o serviço público. Só que aqui tem um porém: é preciso ser aprovado num concurso, que geralmente é bem concorrido. A oferta de vagas também é bastante restrita. Superada essa etapa, o nutricionista pode obter bons salários em agências de fiscalização, universidades e institutos federais de educação.

A área acadêmica, aliás, também vem crescendo bastante. O aumento no número de graduações em Nutrição tem demandado mais e mais professores na área, o que pode ser uma boa alternativa para quem gosta de docência e pesquisa. Ter formação de alto nível (mestrado ou doutorado) é fundamental nesse caso, especialmente, para quem pretende ser contratado por uma faculdade pública.

Podemos concluir, desta forma, que a profissão de Nutrição encontra-se em ascensão com várias oportunidades de mercado e trabalho. No entanto, há a necessidade de constante atualização dos profissionais para suprir as necessidades da população cada vez mais exigente e informatizada.

Profª. Drª. Kamila Maria Oliveira Sales

Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu

Doutora e mestre em Ciências Médicas, especialista em Nutrição Clínica e em Fisiologia do Exercício e graduada em Nutrição

 Conheça o Curso de Nutrição da UniAteneu.