Educação a distância e formação de professores

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A educação a distância deriva da sala de aula presencial, implementado com mais força na pós-pandemia e com a praticidade dela promove a facilidade de acesso à educação formal de muitas pessoas. A utilização dos recursos tecnológicos como: o computador, Internet, plataformas e aplicativos possibilita a aproximação do estudante com os demais alunos e com os professores e/ou tutores. É no ciberespaço que eles tiram dúvidas, conversam, trocam material e estudam e pesquisam.

A formação de novos professores a distância dobrou na década de 2022. Pelo menos seis em cada 10 concluintes dos cursos de licenciaturas se formaram por meio da educação a distância – índice muito acima de outras graduações. Os dados foram consolidados pelo Todos Pela Educação, a partir de análises do Censo da Educação Superior e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ambos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Novos dados[1] do censo mostram que 65% dos concluintes cursaram a modalidade a distância em cursos voltados para a formação docente no último ano – crescimento de 119% em comparação com 2012. No mesmo período, a formação em cursos presenciais caiu de 66% para 35%. Ao todo, o EaD concentra 165 mil concluintes; contra 90 mil dos cursos presenciais em 2022.

Os saberes docentes compõem-se de diversos conhecimentos vindos de várias fontes. São o produto da interação dos saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores; dos saberes disciplinares, sendo esses correspondentes aos diversos campos do conhecimento e da tradição cultural; dos saberes curriculares extraídos dos programas escolares, livros didáticos; e os saberes experienciais adquiridos por meio da prática educativa cotidiana.

O ciberespaço é muito mais amplo que formatos de comunicação, é também um espaço de formação, construção de conhecimento, uma organização do sistema educacional e uma reflexão sobre o papel docente na construção cultural das aprendizagens coletivas.

[1] Fonte: MEC/Inep/DEED – Sinopses Estatísticas do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Profª. Drª. Bruna Germana Nunes Mota
Coordenadora do Curso de Pedagogia e dos cursos de licenciatura em EaD do Centro Universitário Ateneu
Doutora e mestra em Educação, especialista em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho e graduada em Pedagogia

Saiba mais sobre o Curso de Pedagogia da UniAteneu.