Como acertar na escolha da sua pós-graduação

• Categoria do post:Educação
Você está visualizando atualmente Como acertar na escolha da sua pós-graduação

Já foi o tempo em que apenas ter uma graduação era sinônimo de um futuro de sucesso em sua área. Atualmente, o profissional que visa se destacar no mercado, que anda cada vez mais competitivo, deve se atualizar constantemente, se mantendo um expert ligado nas atualidades da sua função.

Um ótimo método para alcançar tal nível é por meio da pós-graduação, que fará com que você se destaque e desenvolva habilidades específicas de sua função, fazendo com que você vire uma referência por conter este conhecimento em específico.

No entanto, não basta apenas escolher qualquer pós e sair fazendo. É importante saber escolher qual se enquadra melhor em seus conhecimentos e seu objetivo para o futuro. Pensando nisso, separamos algumas dicas que te guiarão na escolha da sua primeira ou próxima pós-graduação.

Entenda as diferenças entre pós-graduações existentes

Já começamos nosso guia com uma dica importantíssima, a de conhecer as modalidades de pós-graduação. Explicando brevemente, pós-graduação é tudo aquilo que vem após a conclusão da graduação, seja uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado.

As pós-graduações são divididas em dois grupos, Latu Sensu e Stricto Sensu. As que englobam o grupo de Latu Sensu são aquelas de sentido amplo, focadas diretamente no mercado de trabalho e no gerenciamento de empresas, como especializações e MBA.

Já as pós-graduações classificadas como Stricto Sensu são aquelas que têm enfoque no mundo acadêmico, seja no campo educacional ou de pesquisa, como o mestrado e o doutorado.

Defina o rumo da sua carreira

Antes de iniciar uma pós-graduação, é importante você verificar qual rumo quer seguir com sua carreira. Para isso, liste seus principais objetivos e com isso verifique qual pós se enquadra melhor no seu planejamento.

Se você deseja se especializar para gerir uma empresa ocupando um cargo de liderança, é mais indicado um MBA do que um mestrado ou doutorado, por exemplo.

Onde fazer?

É importante levar alguns pontos em consideração antes de decidir onde cursar a pós-graduação. O primeiro ponto a ser verificado antes de tudo é a disponibilidade, afinal nem todas as instituições terão a pós-graduação desejada disponível. No caso de estar disponível a especialização, verifique os aspectos a seguir:

1. Horário de aula

O sistema de aulas de uma pós-graduação é diferente de uma graduação. Cada instituição tem seu modelo com alguns encontros durante a semana, podendo eles serem durante um dia inteiro no fim de semana, por exemplo.

É importante estar por dentro desse planejamento de aulas antes de iniciar a pós, pois assim você saberá se os horários de aula são compatíveis com o seu tempo livre, não criando conflito com o horário de trabalho ou de outro curso.

2. A instituição e o corpo acadêmico

Pense que o curso de pós-graduação, assim como a formação acadêmica, será reconhecido conforme a qualidade de ensino da instituição que você cursou. Avalie se a universidade é reconhecida no mercado e se tem boas referências para que no futuro seu diploma ou certificado não se torne apenas um enfeite.

Além disso, acesse o site da instituição e verifique o corpo acadêmico do curso e suas formações e experiências. Estar por dentro do trajeto de seus futuros professores fará com que você se identifique com as experiências deles e assim terá a possibilidade de se preparar melhor para o mercado de trabalho naquela função.

3. Relevância da especialização na sua área

Analise como esta pós-graduação será relevante para sua área pretendida, se ela será importante ou se uma outra opção se enquadra melhor nos objetivos que quer conquistar.

Escolha com calma o curso pretendido verificando o conteúdo programático, metodologia e aplicabilidade na prática, assim saberá se a pós-graduação irá suprir suas necessidades na carreira ou será apenas um aprendizado a mais.

4. Se dedique totalmente

Escolhida a pós-graduação ideal, se dedique totalmente a ela. Por ser em um período menor e com menos encontros, a pós-graduação tende a trazer inúmeros conteúdos importantes em um curto espaço de tempo, então estar focado e comprometido fará total diferença em seu aprendizado.

Faça um planejamento de modo que você consiga separar um tempo livre para se dedicar aos estudos. Caso sua rotina seja muito intensa, há a possibilidade de optar pela modalidade de Educação a Distância (EAD), fazendo com que o tempo de deslocamento se torne um precioso período de estudos.

…..

Agora que você já sabe o que deve fazer para escolher a pós-graduação certa para o seu futuro, comece a aplicar as dicas em sua pesquisa e fique por dentro de todas as especializações que a UniAteneu tem para oferecer.

Por meio da UniAteneu você poderá se especializar em diversas áreas, se aperfeiçoando em uma área ou setor específico, se tornando uma referência no mercado de trabalho. Veja qual a melhor pós-graduação da UniAteneu é melhor para você!