BIM e Construção Modular: uma aliança perfeita para eficiência na construção

Você está visualizando atualmente BIM e Construção Modular: uma aliança perfeita para eficiência na construção

A indústria da construção está passando por uma revolução impulsionada pela tecnologia, e uma aliança promissora está se formando entre a Modelagem da Informação da Construção (BIM) e a Construção Modular. Essa parceria estratégica não só redefine a maneira como concebemos e executamos projetos, mas também se torna um catalisador essencial para a eficiência na construção, e a redução significativa dos prazos de entrega.

A união entre o BIM e a Construção Modular não é apenas uma convergência tecnológica, mas é um passo significativo em direção a uma construção mais humanizada e eficiente. A Construção Modular, com sua abordagem de fabricação de módulos em ambientes controlados, encontra na riqueza de detalhes proporcionada pelo BIM um parceiro ideal.

Essa parceria não se trata apenas de criar um modelo tridimensional digital, mas sim de construir uma compreensão integral do projeto, desde a ideia inicial até o último detalhe. O BIM atua como elo, permitindo que arquitetos, engenheiros, fabricantes de módulos e empreiteiros colaborem de maneira fluida, eliminando barreiras de comunicação e construindo um projeto verdadeiramente coletivo.

A eficiência na construção, impulsionada pela Construção Modular, é refinada pelo BIM, que antecipa conflitos potenciais e assegura que todas as partes estejam sintonizadas. Esta sincronia não apenas acelera o processo de construção, mas também oferece uma gestão de cronograma mais ágil, resultando em prazos de entrega mais curtos.

Esta aliança entre BIM e Construção Modular vai além de simplesmente atender a prazos apertados. Ela reduz custos associados a atrasos, e proporciona um ambiente de trabalho mais colaborativo, estimulando a inovação contínua na indústria da construção. Apesar dos desafios iniciais, como treinamento e resistência à mudança, os benefícios do BIM a longo prazo são inegáveis.

O futuro que se desenha é o de uma construção não só eficiente, mas também sustentável, adaptável e centrada nas pessoas, respondendo às necessidades em constante evolução da sociedade. Esta aliança não é apenas uma mudança na maneira como construímos, é uma evolução em direção a um ambiente construído que reflete verdadeiramente as aspirações e valores humanos.

Prof. José Roberto Moreira de Barros
Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, tem MBA em Plataforma BIM e é graduado em Tecnologia em Construção Civil e em Arquitetura e Urbanismo

Saiba mais sobre o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.