O adolescente e as vulnerabilidades sociais

  • Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente O adolescente e as vulnerabilidades sociais

A adolescência é uma etapa crucial do desenvolvimento humano, e é nessa fase em que o adolescente está apto a inúmeras descobertas. Além disso, busca incansavelmente por autonomia e tenta definir a própria identidade. Durante a adolescência, é necessário um olhar mais cuidadoso sobre aspectos desenvolvimentais, haja vista, surgem crises e instabilidades. De fato, o adolescente procura por riscos, e é nessa trajetória que muitas vezes tem o primeiro contato com álcool, cigarros e outras substâncias psicoativas.

Em se tratando de vulnerabilidade social, é necessário desmistificar que a vulnerabilidade social é um conceito totalmente voltado a questões financeiras ou associadas à escassez de bens de consumo básico. A vulnerabilidade social envolve inúmeros aspectos críticos, e é uma espécie de destruição dos direitos civis, a exemplo de condições adequadas em saúde pública, saneamento, pavimentação, abastecimento de água, escolarização, acesso a saúde mental dentre outros.

O adolescente que vive em situação de vulnerabilidade social vivencia a verdadeira invisibilidade social, onde além de ter negado as condições básicas para sobreviver, vive imerso na escassez. O adolescente em contexto de vulnerabilidade social é um depósito abundante de violências praticadas, e em meio à diversidade de violência praticada pode se evidenciar a negligência, a violência física, a psicológica e a violência sexual.

É necessário que surjam políticas públicas voltadas para o benefício de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com intuito em fortificar os direitos civis, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é constantemente negligenciado, sendo extintos benefícios protetivos integrais.

Referências bibliográficas

KOLLER e vários autores. Adolescência e juventude: conhecer para proteger. Editora: casa do psicólogo. 2013.
MARANHÃO, J. H.; VIEIRA, C. A. L. Brincar como linguagem da criança: contribuições contemporâneas. Revista de Psicologia, v. 8, n. 2, p. 27-33, 24 out. 2017.

Profª. Ma. Lisa Naira Rodrigues de Sousa
Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Psicologia, especialista em Saúde Mental: prevenção, promoção e recuperação e graduada em Psicologia

Saiba mais sobre o Curso de Psicologia da UniAteneu.