Dicas para perder o medo de atender em consultório

  • Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Dicas para perder o medo de atender em consultório
Conceptual Photo Of A Female Nutritionist With Fruits On The Desk.

Você sonhou com esse momento durante todos os anos da faculdade: o dia de trabalhar como nutricionista profissional. Mas esse dia chegou e você ficou com medo de começar? Saiba que o medo de atender no consultório é normal! Muitos nutricionistas recém-formados se sentem inseguros no começo da carreira. Afinal você está seguindo sozinho o seu trabalho, sem professores e sem ajuda.

Esse início pode ser assustador e causar nervosismo em muitos profissionais. “Será que vou ser bom o bastante?”; “Será que meus pacientes vão sair satisfeitos?”; “E se eu cometer algum erro?”. Você pode achar que não, mas essas perguntas são super normais! E a insegurança pode ser superada com as dicas que preparamos para você.

Medo de atender no consultório é normal

Quando você estava na faculdade, com certeza, achava que nutricionistas profissionais pareciam super seguros, não é? No entanto, todo mundo se sente pelo menos um pouco nervoso quando começa a trabalhar de verdade, seja em qualquer área. Isso é completamente normal! Durante o Curso de Nutrição, temos a ajuda de professores e colegas de turma e sempre há alguém para perguntar em caso de dúvida ou de algum problema. Mas o nutricionista formado precisa lidar com todas as situações sozinho e isso pode parecer um grande desafio. Porém, é importante compreender que o início da carreira ainda é um momento de muito aprendizado.

É importante que nesse início você não se cobre tanto. Um bom exercício, por exemplo, é anotar em uma agenda todas as coisas certas que você conseguiu fazer nos primeiros dias de atendimento. Junto, anote também as suas dúvidas e as coisas que você acha que pode melhorar. Dessa maneira, você vai ver que também está acertando, e pode dar atenção aos pontos onde precisa melhorar.

Dicas para perder o medo do consultório

Para perder o medo de atender no consultório, você pode seguir dicas muito simples no seu dia a dia:

1) Comece atendendo pessoas que você conhece

Pode ser o pai, a mãe, os tios, os avós, primos, amigos e a família dos amigos. Mesmo que você não cobre por essas consultas, atender pessoas conhecidas vai fazer com que você pratique suas técnicas de atendimento e de comunicação. Um bom jeito de divulgar para conhecidos que você está começando seu atendimento é utilizar as suas redes sociais, como o Instagram, por exemplo, para falar sobre isso. Chame as pessoas que você conhece para serem seus primeiros pacientes e aproveite para treinar tudo o que você ainda tem dúvida.

2) Não se compare!

Você pode ter outros colegas que se formaram com você atendendo vários pacientes de forma mais avançada. No entanto, está tudo bem! Lembre-se que cada um tem seu próprio ritmo e o que importa é focar no seu trabalho e no seu crescimento profissional. As comparações podem gerar mais medo de atender no consultório, além de ansiedade.

Que tal chamar esses colegas para conversar e aproveitar a experiência deles para pedir dicas e trocar ideias sobre o atendimento? Buscar ajuda e inspiração nunca é errado, por isso, invista em manter bons relacionamentos profissionais ao invés de se comparar com outros nutricionistas.

3) Se achar necessário, busque mais estágios

Você provavelmente deve ter feito estágios durante a faculdade, mas se ainda sim a insegurança bater, busque outros. Assim, você pode pedir um estágio voluntário para quem é mais experiente e que seja próximo de você, e trabalhar por algumas semanas com esse profissional até se sentir mais seguro. Além disso, com mais estágios você vai ganhar cada vez mais conhecimento e repertório para as suas consultas. Não tenha medo de ser estagiário por mais um tempo, pois construir uma boa base vai ser fundamental para a sua carreira.

4) Faça cursos e ganhe mais experiência

Fazer cursos rápidos sobre assuntos específicos que você ainda tem dúvida pode ser uma boa forma de se sentir mais seguro para perder o medo de atender no consultório. Além disso, estudar é algo que o nutricionista deve fazer de forma constante, para sempre se aprimorar. Espero que essas dicas façam você se sentir mais seguro para começar seu atendimento profissional. Desejamos muito sucesso no seu consultório!

Profª. Drª. Kamila Maria Oliveira Sales
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu
Doutora e mestra em Ciências Médicas, especialista em Nutrição Clínica Funcional, em Nutrição Clínica e em Fisiologia do Exercício e graduada em Nutrição

Conheça mais sobre o Curso de Nutrição da UniAteneu.