Anticoagulantes: suspender ou não suspender? Eis a questão!

  • Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente Anticoagulantes: suspender ou não suspender? Eis a questão!
Depiction of a blood clot forming inside a blood vessel. 3D illustration

Esse tema é de muitas dúvidas dentre os cirurgiões-dentistas no manejo odontológico, tendo em vista que muitos procedimentos odontológicos têm uma possibilidade de gerar sangramento e, infelizmente, em relação à condução do caso clínico, existem equívocos relacionados à suspensão, manutenção ou quando encaminhar o paciente para um profissional médico. Por muitas vezes, a tomada de decisão é baseada não em evidências cientificas, mas em mitos ou na própria cultura popular.

A presença de pacientes em uso de tais medicações está ficando cada vez mais frequente no consultório odontológico devido a uma maior atenção dada ao envelhecimento, aos fatores de risco cardiovascular e indicações cirúrgicas para pacientes que outrora não seriam operados. Diante disso, o manejo correto desses pacientes é indispensável para o dentista que lida com tais peculiaridades na sua prática clínica diária.

Na tentativa de evitar equívocos, a realização de procedimentos de forma segura deve estar diretamente relacionada à análise atenta dos exames laboratoriais hematológicos, principalmente, os relacionados à coagulação; a possível extensão do trauma cirúrgico causado pelo procedimento; a presença de outras comorbidades (renais, endócrino metabólicas, cardiológicas, hematológicas); o uso crônico de corticoides; antecedentes de sangramento; o risco de sangramento que o procedimento pode gerar; o tipo de terapia antitrombótica ou antiagregante que o paciente faz uso; e a necessidade de avaliação médica cardiológica ou hematológica quando necessário. Além disso, possuir materiais e medicamentos para intervenção em possíveis complicações hemorrágicas.

Por isso, os cirurgiões-dentistas devem estar atentos a esses fatores para um melhor manejo desses pacientes, baseando as suas condutas em um planejamento individualizado e em evidências cientificas de alto impacto, para auxiliar a conduzir, da melhor forma possível, o peri, trans e pós-operatório e no encaminhamento desses pacientes a um atendimento integral.

Prof. Me. Pedro Jessé Lima Veras
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Doutorando em Biotecnologia, mestre em Odontologia, especialista em Odontopediatria e graduado em Odontologia

Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.